Como um software de gestão pode fazer a diferença no seu controle financeiro

Acredite: há um tempo atrás, o controle financeiro das empresas era feito com papel, caneta e, às vezes, contava com uma máquina de calcular que quase seria capaz de ocupar mais espaço do que o colega ao lado.

Bem depois dessa era nostálgica, os computadores invadiram os escritórios e, graças a eles, surgiram as primeiras planilhas eletrônicas como Lotus 123 e o Quattro Pro (você usou?) mais tarde substituídas pelo nosso Excel de cada dia, que ainda é bastante utilizado nas pequenas empresas.

Talvez nem todos saibam, mas um software de gestão economiza tempo, custa pouco e ainda transforma pra melhor a maneira como você faz o controle financeiro do seu negócio. Vamos contar por que.

Vale a pena continuar usando planilhas?

Muitos empreendedores ainda continuam usando as planilhas do Excel para fazer a gestão do financeiro, principalmente nas pequenas empresas.

Agora, se você não se tornou um expert em planilhas, já passou por situações complicadas como… fórmulas que não davam certo, relatórios que não batiam com a realidade (ou algum outro problema causado por um simples clique acidental, justamente no lugar errado). E isso tudo tomou um tempo gigantesco quando você decidiu consertar os erros.

O software de gestão ajuda você a usar seu tempo naquilo que realmente interessa: controlar o financeiro e investir no planejamento estratégico dos negócios. Até já falamos sobre isto no artigo Dedique-se mais às vendas gastando menos tempo com o financeiro.

Ao contrario das planilhas, onde é preciso elaborar um documento diferente para cada processo que você decide controlar, os sistemas de gestão empresarial permitem uma visão ampla e rápida do negocio, o que inclui:

  • Saldo bancário;
  • Contas a pagar e receber;
  • Receitas e despesas por período;
  • Planejamento financeiro do mês

Além disso, você pode realizar buscas e filtrar dados importantes com facilidade, acessando as informações mais relevantes a qualquer momento, inclusive na forma de gráficos, que tornam sua compreensão dos dados ainda mais ágil.

Melhor organização das contas a pagar e a receber

sistema-de-gestao

Se organizar as contas pessoais já é uma tarefa que exige atenção, imagine o quanto é trabalhoso manter as contas da empresa em dia com tantos compromissos, fornecedores e datas de vencimento diferentes.

Com um software de gestão empresarial, toda a rotina de pagamentos e recebimentos fica organizada  e é possível antever compromissos, colocar alertas em datas específicas e diminuir as chances de desperdiçar dinheiro com juros e multas ou pior: sujar o nome da empresa na praça.

Ou seja, todo o processo administrativo e o controle financeiro ficam otimizados e agradecem. Inclusive já falamos aqui no blog sobre como fazer a conciliação bancária sem complicação com a ajuda de um software de gestão.

Outra funcionalidade de um sistema de gestão é a emissão de Notas Fiscais e boletos bancários. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Data Popular e pelo Paypal, os consumidores preferem pagar suas compras com boleto bancário.

Com o software de gestão, você pode criar uma carteira de cobrança no seu banco e, a partir daí, gerar boletos que podem ser impressos pelo próprio cliente ou enviados pelos Correios.

Software de gestão online, intuitivo e com preço acessível

software-gestão-ERP

No passado, quem quisesse contar com um software de gestão teria de se preparar para desembolsar uma pequena fortuna.

Além do sistema pesado e gigantesco, que ficava à disposição em um único computador, era preciso gastar mais uma boa quantia em treinamentos e pagar mensalidades para manter a coisa toda funcionando (principalmente quando se precisava de assistência técnica).

Graças a evolução da tecnologia, de uns anos pra cá se tornou possível desenvolver softwares de gestão empresarial mais enxutos, muito mais leves, intuitivos e com ferramentas de ajuda online que o tornam tão fáceis de operar quanto o seu celular.

Ou seja, você pode trocar ferramentas e métodos de controle financeiro ultrapassados por um grande aliado a um preço acessível, seja qual for o porte da sua empresa.

Controle o acesso de cada usuário com segurança

software-gestao

Se você ainda usa planilhas do Excel para controlar o financeiro da sua empresa, já percebeu o quanto esse método afeta a agilidade na tomada de decisões.

Além de não conseguir acessar as planilhas de qualquer lugar onde estiver, também encontra dificuldades para compartilhar os dados com seus funcionários.

É certo que existem algumas planilhas online, mas também sabemos o quanto é difícil determinar com total segurança quem realmente pode acessar os dados sigilosos que você compartilhar através de links.

O software de gestão permite a criação de usuários com diferentes permissões de acesso. Isto significa que você pode determinar quem pode editar determinadas informações e, muito importante: quem pode ver o quê, exatamente.

Em resumo, você pode delegar tarefas dentro do próprio software, dando a cada funcionário o acesso controlado que ele precisa para realizar as tarefas do dia a dia na empresa.

[porto_block name=”baixar-ebook-guia-gestao-financeira”]

Tome decisões sobre investimentos com maior consciência

Seria impossível contar, em um único artigo, o quanto um software de gestão pode fazer a diferença no dia a dia de uma empresa.

Com ele é possível tomar decisões sobre investimentos, organizar o planejamento estratégico e descobrir quais áreas da empresa estão mais frágeis e precisam de maior atenção do gestor para remediar problemas em tempo.

E você, já utiliza um software de gestão? Quais benefícios ele tem oferecido para sua empresa? Comente! 

[vc_row css_animation=”fadeIn”][vc_column][vc_empty_space][vc_custom_heading text=”Quem somos e o que é o SBgestor?” use_theme_fonts=”yes” css_animation=”bounceInDown”][vc_separator][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”5979″ img_size=”large” alignment=”center” label=””][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_empty_space height=”20px”][vc_column_text]

Nós somos a SBsistemas e há mais de 12 anos desenvolvemos soluções estáveis e focadas na realidade de nossos clientes. Dentre elas está o SBgestor, o software de gestão feito sob medida para atender as necessidades reais das micro e pequenas empresas.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

SBGestor é uma ferramenta poderosa e simples de usar que vai facilitar a rotina da sua empresa gerando mais controle, competitividade e economia. E mais: fazemos questão de garantir custo acessível, agilidade na implementação do sistema e um suporte qualificado que vai conquistar você!

[/vc_column_text][vc_btn title=”Saiba mais sobre o sistema de gestão SBgestor” color=”primary” size=”lg” align=”center” css_animation=”bounceIn” link=”url:https%3A%2F%2Fwww.sbsistemas.com.br%2Fconhecer-sbgestor%2F||target:%20_blank|”][vc_separator][/vc_column][/vc_row]

 

Este post tem 2 comentários

  1. André

    Mais um artigo incrível publicado pela equipe da Sb Sistemas! Parabéns por elucidar com tanta clareza assuntos relacionados a software e gestão financeira… sou fã do trabalho de vocês! Abraços!

    1. SBsistemas

      Olá, André!
      Agradecemos pelo comentário e ficamos felizes em saber que nosso conteúdo é visto desta forma por você.
      Muito obrigado!
      Abraços da Equipe SBsistemas
      🙂

Comentários encerrados.