5 dicas para aumentar a produtividade no trabalho

Produzir mais, respeitando prazos e sem abrir mão da qualidade é o objetivo de qualquer profissional, seja empregado ou empreendedor. Com a ajuda da tecnologia e seguindo um bom plano de ação, é possível executar tarefas com muito mais facilidade, aumentar a produtividade e os rendimentos.

A grande dificuldade que muitos enfrentam é a distração com assuntos que não tem relação direta com o serviço que desempenham e que, somada a alguns hábitos errados, prejudicam a produtividade e impedem o trabalho de ser melhor. É claro que não é preciso (e nem saudável) viver apenas em função do trabalho e, por isso, selecionamos algumas dicas que vão ajudar você a aumentar a produtividade sem estresse.

Como aumentar a produtividade organizado tarefas

Antes de mais nada, é preciso organizar e programar as tarefas pra que você não se perca com a questão de prazos. Assim, pode deixar um tempo livre para aliviar a cabeça sem esquecer de nenhuma etapa.

Neste sentido, vale a pena criar uma planilha ou aproveitar as facilidades e a praticidade do seu software de gestão empresarial. Separe as tarefas de acordo com prazos, rotinas, horários disponíveis e o nível de urgência de cada uma delas. Depois de tudo programado, ponha a mão na massa!

como-aumentar-a-produtividade-no-trabalho

Divida melhor o seu tempo de trabalho e descanso

Para aumentar a produtividade, não adianta tentar exigir demais do corpo e da mente. Esse tipo de atitude pode provocar a exaustão, prejudica o trabalho e, ao contrário do que se deseja, prejudica a produtividade.

O ideal é separar ao menos 10 minutos de descanso para cada hora de trabalho. Sempre que você perceber que não consegue mais trabalhar bem, pare, alivie o estresse, recarregue as baterias e, quando voltar, vai conseguir ir adiante produzindo mais e melhor.

Tenha cuidado extra com as distrações

A tecnologia nos aproxima, nos auxilia nas tarefas e até nos diverte, aliviando o estresse. O problema é quando as contas das redes sociais, mensagens no celular, chats e outras distrações acontecem a todo instante, prejudicando a atenção com o seu trabalho.

Por isso, para aumentar a produtividade, configure estes serviços e desative as notificações para que não cheguem a todo instante, deixando para conferir o tudo que aconteceu somente mais tarde. Imagine que você está em uma reunião ou preparando um relatório importante e não param de chegar convites para jogos. Fica complicado manter a atenção e a produtividade em alta desse jeito.

Também vale a pena conferir os e-mails de tempos em tempos e não a todo momento, pois você pode se sentir tentado a responder a todos os contatos ao mesmo tempo, e assim, acaba deixando o trabalho que estava fazendo de lado, o que pode gerar atrasos e estresse.

Utilize métodos e softwares de gestão empresarial

Existem métodos conhecidos de grande parte dos profissionais que se preocupam em manter a produtividade em alta. Um destes métodos é o Pomodoro, que consiste em dividir seu tempo de trabalho em partes de 25 minutos e o de descanso em partes de 10 minutos. Nos 25 minutos de trabalho, nenhuma distração deve acontecer e o seu foco fica totalmente voltado para o trabalho.

O software de gestão empresarial, por sua vez, ocupa uma grande parcela na vitória contra as distrações e a perda de produtividade. Com ele, você tem em mãos um mapa completo das tarefas prontas e a realizar, além dos resultados que está obtendo na gestão do seu trabalho ou negócio próprio. O sistema de gestão guarda todas as informações valiosas em tempo real e evita um imenso emaranhado de planilhas, lembretes e papeis que poderiam se perder facilmente em pequenos instantes de distração.

Evite o perfeccionismo extremo

É certo que queremos sempre fazer mais e melhor. O problema é quando esse perfeccionismo se torna tão intenso que nos detém demais em uma tarefa e nos impede de seguir adiante. Isso também atrapalha a produtividade.

Não desapegue da qualidade do seu serviço, mas lembre-se de que um trabalho não precisa ser descartado só porque não ficou perfeito ao extremo.

E a sua produtividade, como anda? O que você tem feito para se tornar mais produtivo? Compartilhe suas experiências conosco!

 

[vc_row css_animation=”fadeIn”][vc_column][vc_empty_space][vc_custom_heading text=”Quem somos e o que é o SBgestor?” use_theme_fonts=”yes” css_animation=”bounceInDown”][vc_separator][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”5979″ img_size=”large” alignment=”center” label=””][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_empty_space height=”20px”][vc_column_text]

Nós somos a SBsistemas e há mais de 12 anos desenvolvemos soluções estáveis e focadas na realidade de nossos clientes. Dentre elas está o SBgestor, o software de gestão feito sob medida para atender as necessidades reais das micro e pequenas empresas.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

SBGestor é uma ferramenta poderosa e simples de usar que vai facilitar a rotina da sua empresa gerando mais controle, competitividade e economia. E mais: fazemos questão de garantir custo acessível, agilidade na implementação do sistema e um suporte qualificado que vai conquistar você!

[/vc_column_text][vc_btn title=”Saiba mais sobre o sistema de gestão SBgestor” color=”primary” size=”lg” align=”center” css_animation=”bounceIn” link=”url:https%3A%2F%2Fwww.sbsistemas.com.br%2Fconhecer-sbgestor%2F||target:%20_blank|”][vc_separator][/vc_column][/vc_row]

Este post tem um comentário

  1. micileide

    Distrações é um problema realmente.Minhas redes sociais estavam fixas na barra de tarefas e cada vez que chegava uma notificação, corria para ver e isso demandava muito do meu tempo.Agora defini um horario para entrar nas redes sociais e desativei todas da barra de tarefas.

Comentários encerrados.