Marketing nas redes sociais: 5 dicas para divulgar sua empresa

Hoje em dia é difícil encontrar quem não tenha ao menos um perfil em alguma rede social. De olho nessa realidade, as empresas seguem o mesmo ritmo, afinal, é preciso marcar presença onde seu público está. Quer descobrir como  “socializar” e divulgar seu negócio nas redes sociais? Confira as dicas que selecionamos!

Nem se discute que as redes sociais aproximam as pessoas de uma forma única, o que vem gerando um número crescente de usuários. De janeiro/2016 a janeiro/2017 esse aumento foi de 21% no Brasil, segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia.

Os dados apurados pela Pesquisa Brasileira de Mídia 2016 confirmam a importância do uso da internet como recurso para obter informação. Quase a metade dos entrevistados (49%) mencionou em primeiro ou em segundo lugar a rede mundial de computadores como meio para “se informar mais sobre o que acontece no Brasil”.

Mas além de aproximar amigos e familiares, as redes sociais criaram uma nova dinâmica de relacionamento entre consumidores e suas marcas preferidas. E se você está procurando justamente conquistar mais proximidade com seus clientes, vale à pena conferir essas dicas:

1. Encontre seu público e comunique-se

redes-sociais

Pra começar seu trabalho de marketing em redes sociais, o primeiro passo é descobrir onde seu público está. No Brasil, as plataformas de maior sucesso são o Facebook, o Twitter, o Instagram e o LinkedIn. Mas nada impede que você explore outras opções, como o Pinterest ou o Medium. Na verdade, suas escolhas vão depender do comportamento do seu público-alvo – e a forma como eles preferem manter esse contato com sua empresa.

Além do conteúdo que você publica, para manter uma presença qualificada nas redes sociais é preciso que suas páginas sejam gerenciadas. O monitoramento das suas páginas também garante que nenhum comentário fique sem resposta.

Isso garante que a comunicação com seu público seja mais efetiva através de um atendimento ágil. Afinal, quem procura algo na web está em busca disso: agilidade no contato com suas marcas preferidas.

Veja também: Como concorrer com as grandes empresas e vender mais

2. Assuma a linguagem da rede

b5

Cada rede social tem seu jeito, sua forma particular de comunicação e suas ferramentas de publicação. Seguir “as regras da casa” é fundamental pra conseguir desenvolver um bom trabalho de divulgação.

No Twitter, você tem pouco espaço para interagir. Então a ideia é publicar informações pontuais como novidades, promoções ou até um micro resumo que contenha um link encurtado pra levar ao site ou blog da sua empresa. Agilidade é a palavra de ordem, mais uma vez.

Por ser uma rede profissional, o LinkedIn exige uma linguagem um pouco mais formal. Mas isso não significa que precisa ser chato. Você pode aproveitar essa rede pra destacar sua empresa e produtos, fazer conexões com outras empresas e até criar parcerias. Se o seu produto é do tipo B2B, vale à pena construir uma presença por lá. Com o crescente número de usuários ativos, o LinkeIn também vem criando novas ferramentas de publicação pra ajudar sua empresa a se destacar.

Já o Facebook permite interações mais ecléticas e disponibiliza inúmeras ferramentas pra isso. A rede possibilita mesclar informação relevante e entretenimento com um toque de publicidade através de textos, emoticons, vídeos, gifs e anúncios pagos. Só lembre de criar uma página ao invés de usar um perfil pessoal para divulgar sua empresa no Facebook. Assim, você “ganha” várias ferramentas extras para otimizar seu conteúdo e aumentar o alcance da sua marca.

O Instagram é a rede social onde as imagens falam mais alto. Além das imagens, é voltada também para a produção de vídeos ao vivo ou, se gravados, podem conter até 60 segundos. Mensagens diretas, comentários em posts e as famosas hashtags (#) são as formas de atingir o público-alvo nessa rede.

3. Diversifique seus posts nas redes sociais

posts-redes-sociais

Nem só de texto ou imagens vivem as redes sociais – mas de tudo isso junto! Respeitando as particularidades de cada rede você pode (e deve) diversificar o conteúdo que publica para alcançar um número maior de pessoas.

Quando estamos passando pelo feed das redes sociais, é certo que as imagens são difíceis de ignorar. Elas realmente são poderosas para conectar pessoas a uma marca – ao menos nos primeiros segundos.

Mas, digamos que o seu público do Facebook não goste muito de imagens com frases de efeito e, ao mesmo tempo, se prenda a vídeos curtos. Então, que tal publicar um vídeo ou um gif que passe a mensagem que você quer?

O grande segredo é ficar atento ao tipo de conteúdo que seu público mais gosta e interage. Depois disso, é hora de criar suas variações de conteúdo e continuar apostando na interação.

4. Não basta publicar, tem que participar

posts-rede-social

Você pode até agendar as postagens da semana, mas pra fazer um bom marketing nas redes sociais, é preciso participar interagindo com sua audiência.

São boas opções lançar enquetes e pedir opiniões ou comentários, criando oportunidades para que seu público interaja mais com a marca. E, como você já leu acima, responder comentários e mensagens é fundamental.

Se estiver divulgando seu negócio através de uma página no Facebook, responder mensagens rapidamente vai ativar um “selo” que mostra que sua empresa é ágil na comunicação com os usuários.

Outra alternativa é usar as mensagens automáticas de boas-vindas para iniciar uma conversa com visitantes da sua página. Ou até lançar mão de chatbots, os programas que simulam conversas humanas com respostas baseadas nas principais perguntas dos usuários.

Veja também: 7 dicas simples para vender mais gastando pouco

5. Acompanhe os resultados de suas estratégias

acompanhar-resultados-redes-sociais

Se os primeiros resultados demorarem um pouco para aparecer, não desanime. O marketing nas redes sociais é assim mesmo, uma estratégia de médio a longo prazo.

Isso acontece porque as pessoas não passam a confiar numa marca da noite pro dia. Primeiro, elas provavelmente vão acompanhar suas postagens silenciosamente, clicar nos links e visitar suas páginas de destino, sem sequer curtir ou comentar em seus posts. Afinal, todos nós já fizemos isso também.

O importante é acompanhar a sua trajetória através dos relatórios que as próprias redes disponibilizam, principalmente o Facebook Insights.

Quando as interações aumentarem, monitore o comportamento dos seus seguidores e veja se mencionam a marca em outras páginas ou perfis. Com o tempo, você adquire o conhecimento que precisava para acertar no alvo e conquistar sua audiência.

Agora que você viu essas dicas, conte pra gente: como anda sua estratégia de marketing nas redes sociais? Você gostaria de saber mais sobre alguma delas ou, quem sabe, enriquecer a conversa? Deixe seu comentário!

 

[porto_block name=”quem-somos-e-o-que-e-o-sbgestor”]

Este post tem 2 comentários

  1. Lidiana Setti Siqueira

    Ótimas dicas,sempre é bom ser auxiliada por pessoas como vcs,com autoridade no assunto.
    Obrigada!

    1. SBsistemas

      Oi, Lidiana
      É bom te ver por aqui!
      Ficamos felizes que tenha gostado deste conteúdo.
      Obrigado pela visita e comentário! 🙂
      Abraços da Equipe SB

Comentários encerrados.