Conheça a diferença entre lucratividade e rentabilidade

lucratividade-rentabilidade

Conheça a diferença entre lucratividade e rentabilidade

A lucratividade e a rentabilidade são índices que indicam a situação econômica de uma empresa e são fundamentais para que o gestor entenda como anda a saúde do seu negócio. Mas, você sabia que estes índices possuem conceitos totalmente distintos? Conheça as diferenças entre lucratividade e rentabilidade e descubra como se calcula cada um deles.

Um negócio pode ser lucrativo, mas não ser rentável. Calcular bem o preço de venda dos produtos e serviços vai influenciar a lucratividade, mas para descobrir se ele também está sendo rentável para a empresa, é preciso considerar outro tipo de cálculo. Então, vamos conhecer um pouco mais sobre cada um destes índices e tirar suas dúvidas.

O que é rentabilidade?

A rentabilidade é um índice que avalia o retorno sobre o investimento, seja de um determinado produto ou serviço, seja da empresa. É através da rentabilidade que se descobre a eficiência da gestão em relação ao desempenho do negócio.

Vender muito não significa ter rentabilidade. Para exemplificar isso, imagine que um determinado produto do seu estoque foi vendido por um certo preço no mês passado e, hoje, você resolve aplicar um desconto e vendê-lo por um preço menor. Isso vai gerar um aumento nas vendas, mas não aumenta a rentabilidade do produto.

Ou seja, vender mais por um preço menor pode até reduzir as receitas da empresa, ao contrário de aumentá-las. Para conhecer a rentabilidade de um produto, é preciso conhecer o lucro líquido que ele traz para a empresa.

Como calcular a rentabilidade?

Existe uma fórmula simples de descobrir se se um produto, serviço e até mesmo a sua própria empresa é rentável: basta multiplicar o lucro líquido por cem e dividi-lo pelo valor do investimento.

RENTABILIDADE = Lucro Líquido x 100 / Investimento

lucratividade-rentabilidadeO que é lucratividade?

A lucratividade tem relação direta com as vendas, pois é através desse índice que se descobre o percentual de ganhos sobre a comercialização de produtos e serviços. Quando as receitas ultrapassam os custos totais, temos lucratividade.

Através do índice de lucratividade é que se descobre os ganhos com as vendas. Por isso, é importante realizar o cálculo do preço de custo para precificar corretamente os produtos e serviços, com uma margem de lucro correta, que garanta lucratividade.

Como calcular a lucratividade?

Para encontrar a lucratividade, é preciso descobrir a relação entre a receita total e o lucro líquido. Veja a fórmula para cálculo:

LUCRATIVIDADE = Lucro Líquido x 100 / Receita total obtida

lucratividade-rentabilidade

Rentabilidade, Lucratividade e Resultados Financeiros

A lucratividade e a rentabilidade tem relação direta com os resultados financeiros da empresa. Através destes índices é possível saber se um negócio trouxe um retorno satisfatório ou não, já que envolve a percepção abrangente tanto de uma linha de produtos, quanto dos investimentos na própria empresa.

Através do Demonstrativo de Resultados podemos descobrir se os recursos disponíveis são suficientes para manter o negócio e até saber mais a respeito da prosperidade da empresa.

Daí  importância para cada empreendedor, de saber mais a respeito destes termos e de como avaliar cada índice. Quando você conta com um sistema de gestão para micro e pequenas empresas, consegue visualizar estes e outros índices através de cálculos e relatórios automáticos, facilitando a sua gestão e a tomada de decisões certeiras.

.

E você, tem acompanhado os índices de rentabilidade e lucratividade da sua empresa? Conte-nos se tem sido simples avaliar estes indicadores ou se tem alguma dúvida sobre eles. Deixe seu comentário!

Quem somos e o que é o SBgestor?


anuncio 2

Nós somos a SBsistemas e há mais de 12 anos desenvolvemos soluções estáveis e focadas na realidade de nossos clientes. Dentre elas está o SBgestor, o software de gestão feito sob medida para atender as necessidades reais das micro e pequenas empresas.

SBGestor é uma ferramenta poderosa e simples de usar que vai facilitar a rotina da sua empresa gerando mais controle, competitividade e economia. E mais: fazemos questão de garantir custo acessível, agilidade na implementação do sistema e um suporte qualificado que vai conquistar você!


Compartilhe esse post