Como fazer conciliação bancária sem complicação

Dentre os processos essenciais para manter a saúde financeira da empresa, a conciliação bancária pode ser considerado o principal, pois é a partir dela que os demais processos podem ser concluídos com êxito, como no caso do fluxo de caixa e a contabilidade geral do negócio. Tire suas dúvidas sobre conciliação bancária e saiba como faze-la sem complicação.

Apesar de ser um termo comum, muitos empreendedores ainda não sabem definir o que é, de fato, uma conciliação bancária. A dificuldade estende-se, também, quanto a realização do procedimento, principalmente para quem ainda não conta com um software de gestão empresarial.

Selecionamos algumas dicas essenciais para você que precisa organizar, de forma prática e precisa, as finanças da empresa. Acompanhe e entenda um pouco mais sobre este importante processo de controle das finanças.

O que é conciliação bancária

A conciliação bancária pode ser definida como um confronto de informações, entre os dados fornecidos pelo banco e os dados anotados pelo departamento financeiro. A conciliação analisa as movimentações, as entradas e as saídas apontadas pelo financeiro e, simultaneamente, as informações contidas no extrato bancário.

Apesar de ser um procedimento comum a empresas de todos os setores, é no comércio que a conciliação bancária de torna ainda mais importante. Para estas empresas, confrontar as vendas realizadas com cartão de crédito e boleto bancário, por exemplo, é essencial para a organização das finanças e sucesso do empreendimento.

Como fazer conciliação bancaria

Como fazer uma conciliação bancária eficiente

Antes de iniciar o processo, é preciso definir qual será a periodicidade da conciliação bancária. Dependendo da complexidade e volume de transações, este processo pode ser realizada semanalmente, quinzenalmente, mensalmente ou, até mesmo, anualmente.

O método mais seguro e prático de fazer a conciliação é utilizando um sistema de gestão. A automação é capaz de otimizar todo o processo sem complicação e, para obter todos os benefícios do software de gestão financeira, será necessário ter atenção com apenas 4 pontos principais:

1. Prestação de contas

O departamento financeiro deverá apontar, diariamente no sistema, todas as entradas e saídas em suas contas bancárias. Sem tais informações, será impossível confrontar dados e efetivar a conciliação.

2. Verificação dos números

Deve-se analisar o saldo final e inicial do controle gerado pelo departamento financeiro. Os números devem coincidir, exatamente, com as informações presentes no extrato bancário. O procedimento é complexo, porém, indispensável.

3. Atenção  com as datas

Além da exatidão dos saldos bancário e de caixa, das entradas e saídas, as datas das transações também merecem atenção especial. Nesta etapa, o cuidado maior esta relacionado a evitar possíveis atrasos.

4. Retificação de informações quando necessário

Ao finalizar as análises, é preciso retificar as inconsistências observadas. Uma vez corrigidos todos os pontos, a conciliação bancária será concluída com êxito.

como-fazer-conciliacao-bancaria-sem-complicacao

Guarde os documentos que comprovam os dados da conciliação bancária

Apesar de todas as informações ficarem armazenadas no software de gestão empresarial, é imprescindível arquivar todas as Notas Fiscais, faturas, recibos, boletos bancários e demais documentos que possam comprovar as transações pontuadas na conciliação.

Mesmo que você não conte com uma vasta experiência financeira, torna-se muito simples e muito mais seguro realizar a conciliação bancária e manter o controle financeiro do seu negócio quando se pode contar com um software de gestão.

O sistema não permite que os dados se percam por esquecimento ou falhas de comunicação, e é essencial para manter as contas em dia caso aconteça a troca de funcionários do setor financeiro. Para completar, garante o acesso de informações corretas aos administradores e a qualquer tempo.

Como você pôde confirmar, a conciliação bancária exige atenção e gera um controle muito mais eficaz das contas da sua empresa.

E como você tem feito para controlar a gestão financeira da sua empresa? Tem alguma duvida? Compartilhe conosco nos comentários!

[vc_row css_animation=”fadeIn”][vc_column][vc_empty_space][vc_custom_heading text=”Quem somos e o que é o SBgestor?” use_theme_fonts=”yes” css_animation=”bounceInDown”][vc_separator][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”5979″ img_size=”large” alignment=”center” label=””][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_empty_space height=”20px”][vc_column_text]

Nós somos a SBsistemas e há mais de 12 anos desenvolvemos soluções estáveis e focadas na realidade de nossos clientes. Dentre elas está o SBgestor, o software de gestão feito sob medida para atender as necessidades reais das micro e pequenas empresas.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

SBGestor é uma ferramenta poderosa e simples de usar que vai facilitar a rotina da sua empresa gerando mais controle, competitividade e economia. E mais: fazemos questão de garantir custo acessível, agilidade na implementação do sistema e um suporte qualificado que vai conquistar você!

[/vc_column_text][vc_btn title=”Saiba mais sobre o sistema de gestão SBgestor” color=”primary” size=”lg” align=”center” css_animation=”bounceIn” link=”url:https%3A%2F%2Fwww.sbsistemas.com.br%2Fconhecer-sbgestor%2F||target:%20_blank|”][vc_separator][/vc_column][/vc_row]