Antecipação de recebíveis: tire vantagens, mas evite erros comuns

A antecipação de recebíveis é uma alternativa que pode “socorrer” o fluxo de caixa da sua empresa e ainda costuma sair mais barato do contrair empréstimos ou usar cheque especial. Só fique atento para aproveitar todas as vantagens evitando erros comuns. Confira alguns detalhes pra fugir das armadilhas e se sair bem.


Há muitos motivos para que as empresas busquem capital externo para continuar exercendo suas atividades. Os exemplos mais comuns que envolvem esse tipo de necessidade são:

  • Sazonalidade: quando há períodos de vendas em alta e outros de baixa, como nos casos de safra e entre-safra nos produtos agrícolas ou, no varejo, de mercadorias que vendem mais no inverno do que no verão;
  • Novos concorrentes: quando a empresa precisa realizar investimentos de urgência pra se manter competitiva e não ficar pra trás da concorrência;
  • Erros de planejamento: quando, por exemplo, a empresa investiu em mercadorias que acabaram ficando paradas no estoque comprometendo o capital de giro ou, quando investe na ampliação da estrutura sem que fosse realmente necessário no momento;
  • Problemas nas vendas: quando a equipe de vendas não conseguiu atingir as metas do período por qualquer motivo – incluindo os citados acima;

Enfim, os motivos para que uma empresa precise de aporte de fora podem ser os mais variados.

O problema é que a correria do dia a dia e, a ansiedade em resolver os problemas de caixa rapidamente, faz com que muitos gestores recorram a alternativas mais rápidas e mais caras, esquecendo a antecipação de recebíveis como alternativa.

O que é antecipação de recebíveis

antecipação de recebíveis

De um jeito bem simples, podemos dizer que a antecipação de recebíveis (ou desconto de recebíveis) é a troca de duplicatas de vendas a prazo, de cheques pré-datados ou de vendas parceladas no cartão de crédito por recursos líquidos imediatos.

Significa antecipar um dinheiro futuro, uma quantia que a empresa irá receber, transformando-o em dinheiro presente para saldar as contas atuais.

Nesse aspecto, a responsabilidade pelo recebimento futuro dos valores dos títulos negociados fica a cargo das instituições financeiras.

A maior vantagem da antecipação de recebíveis é que o empreendedor estará usando um dinheiro que já é seu, antecipando as datas de recebimento e pagando uma taxa por isso.

Por essa razão, as taxas para antecipar ou descontar títulos devem ser menores do que as dos empréstimos comuns, do cheque especial e do cartão de crédito da empresa.

Como funciona a antecipação de recebíveis

como funciona antecipação de recebiveis

antecipação de recebíveis é adequada para o pequeno empresário por ser simplificada, com instituições  oferecendo o serviço em linhas pré-aprovadas.

É uma saída para obter dinheiro à vista nas vendas à prazo, mas como você percebeu, também tem custos para a empresa.

Os encargos como taxas de juros e IOF cobrados nessa operação são proporcionais ao tempo que será necessário para compensar os créditos recebíveis.

Como os descontos variam em cada instituição, é preciso ficar atento. Uma variação de 5%, por exemplo, faz muita diferença pra quem tem uma margem de lucro pequena.

Para que valha à pena fechar negócio com sua instituição financeira, é importante montar um planejamento financeiro para os meses seguintes, sabendo exatamente quais serão os custos das operações.

Outra dica é que você não precisa adiantar toda a verba que tem a receber no futuro. É importante estabelecer um valor que sirva para as despesas emergenciais sem deixar o caixa no vermelho nos próximos meses.

Pra isso, escolha quais serão as faturas a adiantar (descontar), levando em consideração o perfil e o histórico do cliente. Caso o cliente não pague no vencimento, é bem provável que o banco desconte o valor da sua empresa e até aplique algumas restrições.

Ah, e nunca esqueça de baixar os títulos descontados da sua provisão de recebimentos futuros! Assim você evita surpresas pensando que tinha algo a receber em determinada data, mas na verdade não tem porque já descontou no banco.

Erros comuns na antecipação de recebíveis

erros antecipação recebiveis

Antes de mais nada, o empreendedor deve avaliar se realmente precisa da antecipação. Afinal, usar essa alternativa significa receber um valor menor à vista.

Vale à pena procurar outras soluções para socorrer o caixa antes, como fazer promoções e reduzir o índice de inadimplência dos clientes.

Realizar uma projeção de fluxo de caixa, pra saber se o valor antecipado vai comprometer as contas no futuro, ajuda muito nessa tarefa.

SBgestor: controle financeiro e de estoque sob medida para sua empresa

 

Vejamos quais são os erros mais comuns neste tipo de transação pra você não cair neles:

Erro 1 – Usar a antecipação de recebíveis de forma recorrente

Escolha o nome de um filme que represente a situação financeira da empresa…

Se você pensou em “Jogos Mortais” porque é cada escolha maluca que tem de fazer pra pagar as contas, a antecipação de recebíveis talvez não seja a sua melhor opção…

Um dos maiores erros é usar a antecipação de recebíveis de forma recorrente na empresa. Como qualquer outra linha de crédito, essa alternativa deve ser usada de maneira planejada, para evitar que se torne um grande problema no futuro.

Por exemplo, não se pode usar a antecipação de recebíveis para pagar despesas fixas, como aluguéis e o salário dos funcionários.

Se isso acontecer de forma recorrente, é sinal de que há outras questões cruciais a observar de perto na rotina ou no planejamento estratégico do negócio.

A antecipação de recebíveis não deve ser sua principal fonte de credito. Por isso, estude as necessidades que o levam a optar por esta transação, se trata-se de uma medida urgente e pontual.

Erro 2 – Esquecer de comparar os juros entre as instituições

Se você antecipou os recebíveis da sua empresa em uma determinada instituição financeira, não significa que sempre terá de fazer esta transação no mesmo lugar.

Nem sempre a instituição financeira vai oferecer as melhores taxas e condições do mercado em todas as transações que você realizar por lá.  Nem mesmo se sua empresa for um cliente antigo.

Robert Frost, poeta norte-americano do século XX, vencedor do Prêmio Pulitzer por quatro vezes, dizia o seguinte:

“Um banco é um estabelecimento que nos empresta um guarda-chuva num dia de sol e nos pede de volta quando começa a chover” 

Então, se hoje as taxas são atraentes no banco X, amanhã podem estar melhores no banco Y. Por isso, pesquise e compare sempre, pois o maior amigo da sua empresa é você.

Erro 3 – Antecipar recebíveis pra sempre ter dinheiro em caixa

Um dos erros mais comuns em se utilizar a antecipação de recebíveis é quando ela vira uma espécie de vicio, pra sempre ter dinheiro no caixa na empresa.

O problema é que às vezes isso fica tão fácil que também se torna fácil gastar demais sem perceber. Afinal, essa rotina cria uma falsa sensação de que se tem dinheiro sobrando… e você pode acabar esquecendo de que precisa reservar valores para as contas que vencerão em alguns dias.

Descontar recebíveis todos os meses para fomentar o caixa é perder dinheiro à toa, pois é um hábito que faz você pagar taxas, juros e impostos sem necessidade. Por isso, evite fazer antecipação sem que realmente esteja precisando.

.

E então, sua empresa já usa a antecipação de recebíveis do jeito certo? Deixe um comentário e vamos enriquecer essa discussão!

 

[porto_block name=”quem-somos-e-o-que-e-o-sbgestor”]