10 lições de liderança que todo empreendedor deve conhecer

10 lições de liderança que todo empreendedor deve conhecer

Se você é um empreendedor que gerencia sua própria empresa, já descobriu que um cargo de comando exige responsabilidade e uma boa liderança. Quando essa função ainda exige gerenciar pessoas e fazer com que todas as tarefas sejam cumpridas com qualidade e determinação, muitas surpresas podem surgir pelo caminho.

Pensando nisso, selecionamos 10 lições de liderança que todo empreendedor precisa conhecer para cumprir o seu papel de líder com eficiência (e sem exagerar na dose).

1. Conheça um pouco sobre finanças

Para levar qualquer negócio adiante, é preciso conhecer ao menos um pouco sobre finanças. Empenhe-se em descobrir como calcular orçamentos, ler documentos de balanço e entenda um pouco sobre os cálculos trabalhistas. Utilize o software de gestão empresarial para analisar dados e entender como as coisas funcionam neste quesito. Assim, sempre que a sua equipe precisar da ajuda de um líder, poderá contar com você.

2. Esteja pronto para solucionar problemas

Líderes e gestores eficientes sabem como entender uma determinada situação analisando as informações por completo. Entenda como o problema começou, identifique esta causa primaria e depois exerça a sua liderança esforçando-se para encontrar uma solução junto com a sua equipe.

3. Dê feedbacks regulares a sua equipe

Remar e remar sem saber para onde se está indo pode ser confuso para quem está no mesmo barco com você. Em outras palavras: dê aos seus colaboradores e subordinados feedbacks regulares e construtivos, que passem detalhes de como eles estão se saindo em direção às metas estipuladas.

4. Compreenda as pessoas

Líderes e gestores precisam conhecer a equipe e também os gestores e membros de outras equipes. É preciso ter habilidade para compreender como os outros pensam e se organizam para poder garantir que os objetivos serão atingidos.

5. Influencie positivamente

positividade

Gestores eficientes tem uma alta capacidade de liderança e são capazes de influenciar outras pessoas para conseguirem atingir as metas da empresa. Simplesmente soltar ordens para todos os lados já não funciona mais hoje em dia. Um bom líder consegue persuadir os outros e fazer com que se movam na direção necessária sem causar desgastes.

6. Tenha consciência organizacional

Entenda como as coisas acontecem dentro da empresa, quais métodos, caminhos e setores estão envolvidos em cada processo. Assim, será possível conhecer a empresa internamente e garantir a eficácia do seu trabalho e dos resultados que se propôs a alcançar.

7. Motive sempre

É fato que nem todo mundo se sente motivado pelas mesmas coisas, por isso não existe uma fórmula pronta para motivar a sua equipe. A regra é conhecer cada membro, descobrir o que os faz ir ao trabalho todos os dias e realizar um bom serviço. A partir daí, use o que descobriu para planejar métodos infalíveis de motivação.

8. Planeje e compartilhe

Ter habilidade para planejar os objetivos da empresa e, principalmente, os projetos, é uma característica da liderança. Essa tarefa requer o compartilhamento de ideias com as outras pessoas, fazendo com que trabalhem em conjunto com você na implementação de metas.

9. Comunique-se bem e seja amigável

Ter habilidade para se comunicar bem é algo imprescindível para qualquer pessoa e, em especial, para gestores e líderes. É preciso contar com uma boa habilidade de comunicação para tomar decisões, planejar objetivos e garantir que todos os membros da equipe compreendam o que se espera deles.

Atuando como gestor de equipes, é essencial que você seja amigável, mas isso não quer dizer que você deve ser amigo pessoal dos funcionários. Lembre-se de que em alguns momentos será preciso tomar decisões duras e que podem não trazer um bom impacto entre vocês. Por isso, mantenha a cordialidade para liderar, mas deixe claro que as coisas não se misturam no trabalho.

10. Saiba como manter os melhores colaboradores

Nós já comentamos sobre este assunto no artigo que trata sobre quando dar aumento de salário para os funcionários. Entretanto, vale a pena lembrar que o aumento de salário é um dos mais fortes argumentos na hora da negociação, mas nem sempre é tudo para manter um bom colaborador na empresa.

Como um líder atento, você vai saber encontrar o ponto ideal para este tipo de situação.

Outra dica importante é entender um fato: nem todo funcionário tem condições de exercer uma função de liderança na sua equipe.

Ou seja, é preciso diferenciar aqueles que tem condições de exercer tarefas com a qualidade que a sua empresa precisa na hora de dar uma promoção.

Além das 10 lições de liderança que destacamos neste artigo, por último mas, não menos importante, existem outros valores fundamentais para um líder de sucesso, que são: honestidade, integridade, respeito para com os outros, atenção ao cliente e um bom conhecimento cultural.

Existem ainda muitos outros itens que podem ser incluídos nesta lista. Você gostaria de citar alguns? Compartilhe conosco deixando sua mensagem nos comentários!

 

Quem somos e o que é o SBgestor?


Nós somos a SBsistemas e há mais de 12 anos desenvolvemos soluções estáveis e focadas na realidade de nossos clientes. Dentre elas está o SBgestor, o software de gestão feito sob medida para atender as necessidades reais das micro e pequenas empresas.

SBGestor é uma ferramenta poderosa e simples de usar que vai facilitar a rotina da sua empresa gerando mais controle, competitividade e economia. E mais: fazemos questão de garantir custo acessível, agilidade na implementação do sistema e um suporte qualificado que vai conquistar você!


Compartilhe esse post