Quando dar aumento de salário para os funcionários

A qualificação dos seus funcionários e o empenho deles nas funções cotidianas estão intimamente ligados ao crescimento da empresa. Encontrar e, principalmente, manter bons colaboradores é um desafio, já que estes estão sempre em busca de melhores condições de trabalho e renda. Por conta disso, o aumento de salário é um assunto constante na gestão administrativa e de recursos humanos.

Oferecer um ambiente de trabalho competitivo em relação a outras empresas se torna cada vez mais importante para encontrar e manter colaboradores qualificados e engajados. Isto porque estes profissionais buscam constantemente pelo reconhecimento que leva a melhores condições de crescimento pessoal e renda.

Com o assédio de outras empresas do mesmo ramo, muitas vezes os melhores profissionais acabam se desligando para partir em busca de novos desafios e oportunidades. Por conta disso, em muitos casos, o aumento de salário é a solução.

Logicamente, a principal função de um empreendimento é gerar lucro e nem sempre isto significa a necessidade de pagar mais aos colaboradores.

Entretanto, o aumento de salário é visto como uma forma de reconhecimento e incentivo ao trabalhador que atende as expectativas da empresa trazendo segurança, agilidade e mais credibilidade ao negócio, deixando o gestor com tempo livre para cuidar de tarefas estratégicas.

Conheça algumas dicas de como encontrar o momento certo de aumentar o salário dos funcionários e como agir na hora desta importante negociação.

O que representa o aumento de salários na gestão da empresa

dar-aumento-salario-funcionarios

Você sabe calcular o custo de um trabalhador para o seu negócio?  Antes de mais nada, é preciso considerar que o resultado deste cálculo vai muito além do salário em si. A cada aumento, incidem taxas e impostos trabalhistas proporcionais. Por isto, toda a carga tributária deve ser considerada nos cálculos.

Considere também se o valor dos salários que paga aos seus funcionários está de acordo com os valores praticados no mercado. Analise os rendimentos pagos por outras empresas do mesmo ramo e, de preferência, do mesmo tamanho. Confira também os benefícios que seus concorrentes oferecem aos colaboradores e depois calcule se a sua empresa suporta o aumento salarial mantendo a lucratividade.

Como saber quando o colaborador merece um aumento de salário

Todo gestor atento sabe diferenciar aqueles colaboradores que se destacam dos demais, seja no desempenho profissional, seja nas relações interpessoais com os colegas e superiores.

Porém, existe uma diferença entre estes e os colaboradores merecedores de aumento: estes últimos, são como peças-chave, ou seja, são essenciais para o bom funcionamento da empresa e substituí-los seria uma tarefa bem difícil.

Observe com atenção a qualidade técnica dos funcionários, sua vontade de crescer profissionalmente na empresa, sua personalidade agregadora ou de liderança, sua capacidade de resolver problemas com pró atividade, seus talentos e valor de mercado.

Assim, conseguirá identificar aqueles que podem estar sendo desvalorizados por baixos salários e agir antes de perdê-los.

Qual a melhor forma de conceder aumento de salário para um funcionário especial?

dar-aumento-salario-funcionarios

Aqui surge uma dúvida bastante comum, principalmente porque, quando você dá aumento de salário para um determinado funcionário, está se obrigando a conceder o mesmo aumento a todos os colaboradores do mesmo setor. Se não fizer isto, poderá ser acionado judicialmente mais tarde, já que a lei é clara na questão da equiparação salarial.

Assim, a melhor maneira de aumentar o salário de um funcionário é dar a ele uma promoção. Promovendo o funcionário, lembre-se de que, além de mudar a designação de cargo, é preciso dar a ele novas funções e atribuições. Geralmente, estas novas funções são para cargos de gestão e supervisão.

Tenha em mente que manter uma relação de confiança com seus funcionários é fundamental para garantir a estabilidade do negócio e progressão no mercado. Por isso, é importante investir algum tempo em reuniões com o setor de recursos humanos ou, utilizar as funcionalidades do seu software de gestão empresarial para criar o plano de cargos e salários da sua empresa. Assim, as chances de manter a sua equipe sempre motivada e em busca de melhores posições serão bem maiores.

Você já passou por alguma situação complicada em relação a um pedido de aumento de salário? Compartilhe a sua experiência conosco!

 

[vc_row css_animation=”fadeIn”][vc_column][vc_empty_space][vc_custom_heading text=”Quem somos e o que é o SBgestor?” use_theme_fonts=”yes” css_animation=”bounceInDown”][vc_separator][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”5979″ img_size=”large” alignment=”center” label=””][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_empty_space height=”20px”][vc_column_text]

Nós somos a SBsistemas e há mais de 12 anos desenvolvemos soluções estáveis e focadas na realidade de nossos clientes. Dentre elas está o SBgestor, o software de gestão feito sob medida para atender as necessidades reais das micro e pequenas empresas.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

SBGestor é uma ferramenta poderosa e simples de usar que vai facilitar a rotina da sua empresa gerando mais controle, competitividade e economia. E mais: fazemos questão de garantir custo acessível, agilidade na implementação do sistema e um suporte qualificado que vai conquistar você!

[/vc_column_text][vc_btn title=”Saiba mais sobre o sistema de gestão SBgestor” color=”primary” size=”lg” align=”center” css_animation=”bounceIn” link=”url:https%3A%2F%2Fwww.sbsistemas.com.br%2Fconhecer-sbgestor%2F||target:%20_blank|”][vc_separator][/vc_column][/vc_row]