Gestão de pessoas: como vencer desafios em tempos de crise

gestão de pessoas

Gestão de pessoas: como vencer desafios em tempos de crise

Descubra como transformar a gestão de pessoas em uma estratégia de sucesso para sua empresa, garantindo resultados positivos mesmo em tempos de crise.


A instabilidade do cenário econômico no Brasil reflete diretamente na gestão de pessoas da sua empresa.

Isso ocorre porque a base dessas relações é a confiança e, quando ela não existe ou está fragilizada, a imprevisibilidade ganha espaço, trazendo preocupações para o empreendedor a respeito do futuro da equipe e até mesmo do negócio.

O RH tem um papel fundamental em todo esse contexto e sua responsabilidade é de solidificar os recursos humanos da empresa e conduzi-los à luta contra os efeitos nocivos da crise.

Os desafios (e as soluções) da gestão de pessoas em tempos de crise

Os desafios (e as soluções) da gestão de pessoas em tempos de crise

Entenda como o processo de recuperação deste cenário funciona e o que fazer para superar desafios na gestão de pessoas em tempos de crise.

A temível sala do RH

Como as pessoas da sua empresa enxergam o RH? A imagem que o setor de Recursos Humanos possui em sua empresa determinará a reação da equipe mediante às estratégias de contenção de talentos.

Se o RH é temido por seus colaboradores, aí está o ponto de partida: construir uma relação saudável onde os funcionários compreendem, respeitam e confiam nas ações de gestão de pessoas da empresa.

A conquista pela transparência

A crise, por natureza, é um momento delicado para a gestão de pessoas, já que facilmente as fofocas se espalham e o clima pesado se estabelece.

A transparência na tratativa das questões entre o RH e colaboradores significa compartilhar as estratégias, a real situação financeira, dificuldades, possíveis cortes e metas.

Ao tomar conhecimento do cenário em que está inserido, o colaborador tende a sair da postura defensiva para contribuir, colaborar para um objetivo que também é dele: a sustentabilidade da empresa.

Remanejamento e novas contratações

Caberá ao setor de recursos humanos apoiar os gestores na reestruturação da equipe. Poderá ser necessário tomar medidas como: promover férias coletivas, cortes de funcionários e, provavelmente, o remanejamento interno.

Todo esse movimento abre espaço para a descoberta de novos talentos entre os atuais colaboradores. Para o RH é importante estar atento aos funcionários que vestem a camisa da empresa e que se encaixam em possíveis cenários futuros.

Nas novas contratações não há espaço para erros, pois geram gastos e perda de tempo. Inclusive, o mercado conta com grandes opções de contratação uma vez que outras empresas abriram mão de bons profissionais também devido à crise.

Leitura relacionada: 5 dicas para melhorar a gestão em tempos de crise

Motivação sem custo extra

Motivação sem custo extra

Os ambientes de mudança causam mesmo desconforto e o RH terá papel estratégico nesse ponto: o de manter a parte humana do processo.

É comum encontrar empresas onde o setor de Recursos Humanos atua apenas nas questões burocráticas, de lançamentos trabalhistas.

Quando há somente cobrança, números, análises e estabelecimento de metas, engajar colaboradores e mantê-los ativos de fato torna-se difícil.

A gestão de pessoas ideal é composta também pelo trabalho de envolver, capacitar, conscientizar, motivar e evidenciar aos colaboradores o potencial que a equipe tem em manter e produzir resultados.

Acredite, é possível executar tais ações sem custos extras. Basta reorganizar os processos do setor de RH abrindo espaço para a visão estratégica da gestão de pessoas, e não apenas como um setor meramente operacional.

É fato que as crises são momentos de prova para os vários setores da empresa e uma boa gestão de pessoas não é menos importante que estar saudável financeiramente ou com bons relacionamentos comerciais.

Mediante a organização dos processos de RH, estabelecimento de confiança entre equipes e dedicação à sua motivação, os desafios dos cenários de mudanças serão vistos de maneira diferente e melhor.

Sua empresa já possui uma boa integração entre a gestão de pessoas e os outros setores? Comente sobre os benefícios dessa boa relação interna frente à crise. Boas notícias merecem ser compartilhadas!

Quem somos e o que é o SBgestor?


Nós somos a SBsistemas e há mais de 12 anos desenvolvemos soluções estáveis e focadas na realidade de nossos clientes. Dentre elas está o SBgestor, o software de gestão feito sob medida para atender as necessidades reais das micro e pequenas empresas.

SBGestor é uma ferramenta poderosa e simples de usar que vai facilitar a rotina da sua empresa gerando mais controle, competitividade e economia. E mais: fazemos questão de garantir custo acessível, agilidade na implementação do sistema e um suporte qualificado que vai conquistar você!


Compartilhe esse post