Como aumentar a produtividade da empresa

Produtividade: nunca ouvimos tanto falar desta expressão quanto atualmente. Principalmente quando o assunto é competir em um mercado cuja concorrência é cada vez mais acirrada.

Mas a produtividade não significa apenas a capacidade da empresa em produzir grandes quantidades de produtos para atender aos clientes. Significa, também, encontrar alternativas para ganhar eficiência, investir em inovação e manter a qualidade dos produtos.

Como está o seu fluxo de trabalho?

Como está o seu fluxo de trabalho?

Antes de começar a medir ou aumentar a produtividade da empresa, é preciso definir o fluxo de trabalho.

O fluxo de trabalho significa a sequencia lógica de processos ou atividades que são passadas de um setor para outro a fim de executar determinadas ações. Nele, estão o conjunto de regras pré estabelecidas e a automação de tarefas para ganhar tempo, evitar erros e retrabalho.
 .
Quanto mais enxuto e ágil for o fluxo de trabalho, maior é o ganho em termos de produtividade e competitividade da empresa. Isso é o que faz um negócio ser mais competente nas entregas e mais lucrativo.
.

Como medir a produtividade da empresa

aumentar produtividade da empresa

Como descobrir se a produtividade da empresa está alta ou baixa? Através de alguns indicadores simples, é possível conferir se o ritmo de trabalho está sendo ideal. Veja quais são eles:

1. Planejado x Executado

Comparar o que havia sido planejado e o que foi efetivamente entregue é uma forma de medir a produtividade da empresa. 

Claro que, por conta de diversos fatores, nem sempre é possível atingir os 100% do ideal programado. Mas se a empresa consegue atingir ao menos 75% do que foi planejado, significa que a produtividade ainda pode ser considerada alta.

2. Quantidade de horas dedicadas para cada atividade

Medir a quantidade de horas é uma das tarefas mais óbvias para descobrir a produtividade da equipe e da empresa.

Através deste indicador, é possível descobrir quanto tempo os colaboradores diferentes demoram para entregar uma mesma tarefa. Assim, pode ser mais fácil definir o quanto se pode diminuir a quantidade de horas sem perder a qualidade. Fazer esta pergunta aos colaboradores pode gerar respostas que indicam o caminho para melhorias.

3. Medir o retrabalho

O retrabalho pode ter diversas origens, mas o seu resultado final é sempre o comprometimento da produtividade. O tempo que as pessoas perdem refazendo atividades poderia ser usado para produzir mais.

A falta de treinamento adequado ou até mesmo a falta de especificações bem definidas do que deve ser feito por cada colaborador são causas comuns do retrabalho.

Se os colaboradores estão errando, é preciso descobrir o porquê. Só assim será possível ajustar processos, qualificar pessoas e investir em ferramentas que aumentam a produtividade.

O acompanhamento periódico de indicadores comparativos deve ser feito pela liderança com uma visão panorâmica, que permita cobrar resultados sem abrir mão da sensibilidade para perceber tanto as dificuldades quanto os pontos fortes de cada colaborador.
 
.
.

Como aumentar a produtividade da empresa

Como aumentar a produtividade da empresa
.
Depois de definir o fluxo de trabalho e medir a produtividade de forma simples, conheça dicas simples para ganhar tempo, manter a qualidade e tornar o negócio mais competitivo:
.

1. Treine a sua equipe

Mais do que disponibilizar ferramentas, é importante ter uma equipe treinada. Afinal, não há como aumentar a produtividade sem contar com colaboradores prontos para atender suas funções.
.
Muitas empresas ainda economizam na capacitação de funcionários, mas acabam perdendo tempo e dinheiro mais tarde consertando erros. Por isso, é importante capacitar os colaboradores, seja através de treinamentos trazidos de fora da empresa, quanto em workshops internos.
.

2. Crie uma cultura de aprendizado com os erros do passado

Mantenha um registro com os principais erros ou falhas nos processos da empresa para que, no futuro, seja possível evitá-los.  Se os colaboradores envolvidos tiverem acesso a esses registros, poderão ficar longe de atitudes que causaram prejuízos ou retrabalho no passado.
.

3. Ajuste a comunicação interna

Um dos maiores problemas da queda na produtividade é a falta de uma boa comunicação interna entre os setores e/ou funcionários envolvidos em algum processo, principalmente entre líderes e liderados.
.
Mesmo que as tarefas estejam bem definidas de antemão, isto pode não ser suficiente quando algum imprevisto acontece – e sempre acontece.
.
Invista em murais de recado, intranet, e-mails corporativos, enfim… para que o diálogo faça parte da cultura interna da empresa, fortalecendo o trabalho colaborativo.
.

4. Automatize tarefas

Usar a tecnologia para automatizar tarefas faz com que parâmetros e sequencias lógicas sejam seguidos, diminuindo consideravelmente os erros e o retrabalho. Além disso, a empresa ganha tempo, agilidade e torna os processos produtivos e de controle muito mais enxutos.
 .
O software de gestão empresarial SBgestor, por exemplo, é uma ferramenta feita sob medida para melhorar a gestão das micro e pequenas empresas oferecendo mais controle, agilidade e competitividade com economia e facilidade de acesso.
.
Para saber mais sobre o sistema que vem facilitando a vida de centenas de gestores, acesse aqui ou entre em contato conosco.
.
E você, o que tem feito para aumentar a produtividade da sua empresa? Tem alguma dúvida ou experiência que gostaria de compartilhar? Deixe seu comentário!

[vc_row css_animation=”fadeIn”][vc_column][vc_empty_space][vc_custom_heading text=”Quem somos e o que é o SBgestor?” use_theme_fonts=”yes” css_animation=”bounceInDown”][vc_separator][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”5979″ img_size=”large” alignment=”center” label=””][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_empty_space height=”20px”][vc_column_text]

Nós somos a SBsistemas e há mais de 12 anos desenvolvemos soluções estáveis e focadas na realidade de nossos clientes. Dentre elas está o SBgestor, o software de gestão feito sob medida para atender as necessidades reais das micro e pequenas empresas.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

SBGestor é uma ferramenta poderosa e simples de usar que vai facilitar a rotina da sua empresa gerando mais controle, competitividade e economia. E mais: fazemos questão de garantir custo acessível, agilidade na implementação do sistema e um suporte qualificado que vai conquistar você!

[/vc_column_text][vc_btn title=”Saiba mais sobre o sistema de gestão SBgestor” color=”primary” size=”lg” align=”center” css_animation=”bounceIn” link=”url:https%3A%2F%2Fwww.sbsistemas.com.br%2Fconhecer-sbgestor%2F||target:%20_blank|”][vc_separator][/vc_column][/vc_row]

 .

Este post tem 4 comentários

  1. Carlos

    Interessante.

    1. SBsistemas

      Olá, Carlos!
      Obrigado pela visita.
      Abraços da Equipe SB.

  2. Marcia

    Boas dicas!

    1. SBsistemas

      Olá, Marcia
      Agradecemos pela visita e comentário aqui no Blog.
      Sucesso!
      Abraços da Equipe SBsistemas

Comentários encerrados.