Como fazer o fechamento de caixa corretamente?

O fechamento de caixa é uma tarefa que envolve atenção e cuidado na conferência de valores e na checagem das operações realizadas. Parece muito simples, mas costuma gerar dúvidas tanto para os operadores quanto para os empreendedores. Saiba como fazer o fechamento de caixa corretamente para que o saldo de entradas e saídas apresente os valores corretos.

É importante que o operador de caixa siga os procedimentos estipulados pela empresa para evitar problemas no fechamento de caixa, evitando erros comuns no decorrer do dia e que podem prejudicar os cálculos para a relação exata dos saldos das movimentações.

Os 4 passos da rotina para o fechamento de caixa

Se a sua empresa tem mais de um operador de caixa, é muito importante que cada um deles deixe o “caixa zerado” para o colega que assume o próximo turno. Portanto, a rotina que leva ao fechamento de caixa deve seguir estes 4 passos:

1. Abertura do caixa

Ao fazer a abertura do caixa, dê entrada no valor inicial de reserva, também conhecido como fundo de troco ou valor de encaixe. Trata-se de uma pequena quantia contendo cédulas e moedas, que ficará a disposição do operador tanto para dar troco, quanto para o pagamento de pequenas despesas no decorrer do período.

2. Registre as entradas e saídas do caixa

Além de registrar o valor de reserva (fundo de troco), registre todas as demais entradas e saídas que forem ocorrendo ao longo do dia.

Se estiver no controle manual do caixa, anote cada operação, confira e junte os comprovantes para fazer o fechamento de caixa mais tarde.

Se estiver utilizando um software de gestão, lance cada ação no sistema, confira os dados e guarde os documentos que comprovem a rotina. O sistema fará todos os cálculos automaticamente no fechamento de caixa.

Certamente o seu estabelecimento também adota a sangria de caixa por questões de segurança. Assim, toda vez que fizer a transferência de valores do caixa para um local mais seguro como cofre, depósito bancário ou entrega de malotes ao carro forte, anote o valor e os documentos que estiver enviando.

Da mesma forma, anote ou lance no sistema todas as vezes que for preciso fazer o reforço de caixa, também conhecido suprimento de troco.

Para facilitar a conferencia e o fechamento de caixa no final do expediente, vale a pena utilizar a tática de separar os documentos por tipo, usando um clip, por exemplo. Você pode separar as transações da seguinte forma:

  • Comprovantes de venda com cartão de débito;
  • Comprovantes de venda com cartão de crédito;
  • Cheques à vista;
  • Cheques pré-datados;
  • Tickets (quando sua empresa aceitar)

Lembre-se de separar as transações com cartão de crédito ou débito por bandeira também, já que a contabilidade da empresa considera estes dados no Livro Caixa e em outros controles.

Se você já usa um software de gestão, o sistema fará esta separação por bandeira automaticamente no relatório de fechamento de caixa e ficará mais fácil e rápido checar as transações.

3. Conferência de valores do caixa

como fazer o fechamento de caixa

Para fazer o fechamento de caixa corretamente é importante que você conte os valores separados por tipo de movimentação, desta forma:

  • Dinheiro (moedas e notas);
  • Cheques (à vista e pré-datados);
  • Cartões de crédito e débito;
  • Tickets (se a sua empresa aceita esta forma de pagamento);
  • Pagamentos de despesas diversas;
  • Vales para funcionários.

Durante esta contagem de valores podem surgir divergências causadas por diversos motivos, como troco errado, sangrias que não foram registradas, troca de mercadorias sem que se tenha dado baixa ou até a falta de registro de alguma transação.

Para diminuir a chance de ocorrer divergências é importante que você providencie o fechamento de caixa todo final de expediente ou sempre que houver troca de operador de caixa.

Isto evita que o operador esqueça o que foi feito no seu turno ou no dia anterior, tornando mais difícil o trabalho de recuperação de dados ou entendimento do que ocorreu de fato.

4. Concluindo o fechamento de caixa

Para concluir o fechamento de caixa, some todas as entradas (incluindo o fundo de troco) e diminua do total de saídas. O saldo das operações realizadas desde a abertura do caixa deve ser igual aos valores somados no item 3.

Lembrando que o fechamento de caixa pode ser feito no final do expediente (fechamento total) ou sempre que houver a troca de operador (fechamento parcial).

como fazer o fechamento de caixa

Como o software de gestão faz o fechamento de caixa

O software integrado de gestão (ERP) controla toda a movimentação do caixa, tornando o fechamento de caixa automatizado e livre de erros ou interferência humana.

Além disso, o sistema emite relatórios de todas as movimentações que ocorreram no caixa durante o dia ou durante o expediente de cada operador, facilitando a conferência de dados.

Se você ainda não utiliza um software de gestão empresarial, conheça os diferenciais do SB Gestor, uma solução integrada e sob medida que vai facilitar os controles diários do seu negócio e deixar o seu tempo mais livre para planejar sua estratégia de crescimento.

E você, tem conseguido fazer o fechamento de caixa com facilidade e exatidão no seu estabelecimento? Comente conosco as suas dúvidas e experiências! E aproveite para descobrir porque somos diferentes!

 

[vc_row css_animation=”fadeIn”][vc_column][vc_empty_space][vc_custom_heading text=”Quem somos e o que é o SBgestor?” use_theme_fonts=”yes” css_animation=”bounceInDown”][vc_separator][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”5979″ img_size=”large” alignment=”center” label=””][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_empty_space height=”20px”][vc_column_text]

Nós somos a SBsistemas e há mais de 12 anos desenvolvemos soluções estáveis e focadas na realidade de nossos clientes. Dentre elas está o SBgestor, o software de gestão feito sob medida para atender as necessidades reais das micro e pequenas empresas.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

SBGestor é uma ferramenta poderosa e simples de usar que vai facilitar a rotina da sua empresa gerando mais controle, competitividade e economia. E mais: fazemos questão de garantir custo acessível, agilidade na implementação do sistema e um suporte qualificado que vai conquistar você!

[/vc_column_text][vc_btn title=”Saiba mais sobre o sistema de gestão SBgestor” color=”primary” size=”lg” align=”center” css_animation=”bounceIn” link=”url:https%3A%2F%2Fwww.sbsistemas.com.br%2Fconhecer-sbgestor%2F||target:%20_blank|”][vc_separator][/vc_column][/vc_row]

Este post tem 23 comentários

  1. veruzia Maria

    Oi estou começando a trabalhar como operadora de caixa. Estou amando. I estou lendo todos os seus conteúdos. Pois eles estão mim ajudando muito.

    1. SBsistemas

      Olá, Veruzia
      Obrigado por sua visita e comentário aqui no Blog. Ficamos felizes em saber que nossas dicas estão sendo úteis para você.
      Desejamos sucesso!
      Abraços da Equipe SBsistemas

  2. francisco

    Ola tava vendo as explicações que vcs fornecem gostei muito , bem interessante e bem detalhadas

    1. SBsistemas

      Obrigado, Francisco!

  3. Gilsoneto silvas santos

    Estou montado uma loja de auto peças ta sendo muito proveitoso aprendi bastante curti as pergunta e duvidas muito bom

    1. SBsistemas

      Obrigado e volte sempre, Gilsoneto!

  4. Karine

    No fechamento do cartão, se passar centavos tem algum problema tipo (três centavos)

    1. SBsistemas

      O correto é que os valores sempre batam, Karine.

  5. Rodrigo

    Gostaria de saber…..quando são feitas as sangrias elas são anotadas como saídas?

    1. SBsistemas

      Rodrigo, as sangrias são efetuadas para evitar que muito dinheiro fique acumulado no caixa e são comuns em estabelecimentos comerciais. A sangria deve ser anotada, sim. Caso contrário, o caixa pode não fechar no final do expediente ou turno.

  6. Luciane costa

    Muito boa as explicações que vocês nos dão aprendi bastante. Obrigado

    1. SBsistemas

      Obrigado pela visita e comentário, Luciane!
      Abraços da equipe SB.

  7. rita de cassia

    boa tarde eu gostaria de saber como faço ´pra conferir se os cartão cairam na minha conta tem 3 maquinas e nao tenho ideia onde como conferir .

    1. SBsistemas

      Olá, Rita!
      Realmente é complicado controlar tudo isso.
      Já pensou em facilitar sua rotina financeira e de controle de caixa?
      Nosso sistema SBGestor foi feito especialmente para atender micro e pequenas empresas, para que seus gestores ganhem tempo e agilidade em todos os processos.
      Entre em contato conosco e conheça nossas soluções. Seguramente vamos lhe surpreender positivamente! 🙂

  8. Joao

    tenho um enprego avista so q nunca trabalhei com fechamento de caixa entao eu estava mem orientando com vcs gostei da expricaçao obrigado

    1. SBsistemas

      Olá, João!
      Ficamos felizes em poder ajudar.
      Agradecemos pela visita e lhe desejamos muito sucesso no novo emprego.
      Abraços da equipe SB!

  9. Suian

    Olá sou gerente de um restaurante e os caixas nunca fecham ou sobra ou falta sempre mas nossoscaixas São manual

    1. SBsistemas

      Olá, Suian
      Fazer o fechamento de caixa manualmente todos os dias é mesmo uma tarefa complicada e que toma um tempo precioso de todos.
      Convidamos você a conhecer nosso software de gestão SBGestor que vai tornar o seu dia a dia muito mais simples e o negócio mais competitivo. Conte com nossa equipe para tirar todas as suas dúvidas e ajudar você a escolher a opção mais adequada para o seu momento.
      Abraços da equipe SB!

  10. Rosa

    Quando fechei o dia no caixa uma vez, deu a diferença de 100 reais do valor total dos rendimentos do dia. Nós somos em três caixas e todas nós contamos que o valor do caixa batia com o valor mostrado no sistema. Somente o valor total do rendimento daquele dia não batia no sistema central, os valores dos caixas estavam corretos. Pode ter ocorrido erro do sistema ou mais provável que alguém tenha feito alguma transação no caixa sem registrar corretamente?

    1. SBsistemas

      Olá, Rosa.
      Este tipo de erro acontece por dois motivos: o primeiro é quando alguém esquece de realizar algum lançamento ou o faz de forma incorreta. O segundo é quando o sistema utilizado está tendo problemas. Por isso, aconselhamos a escolha de softwares feitos sob medida para seu tipo de negócio, cujo fornecedor ofereça treinamento para sua equipe e atualizações periódicas do sistema.
      Abraços!

  11. gerlande

    Quando eu for fecha o caixa posso somar o fundo de troco junto com o faturamento do dia e lança ou devo tira essa quantia e lancar so o faturando no dia??

    1. SBsistemas

      Olá, Gerlande
      Para concluir o fechamento de caixa some todas as entradas, incluindo o fundo de troco e diminua do total de saídas. A soma de todos os comprovantes de saída deve ser igual ao valor total de entradas.
      Abraços!

    2. Alessandra Cabral

      Separa o fundo de caixa diário e soma só o faturamento

Comentários encerrados.