O que você precisa saber para começar uma empresa do zero

O que você precisa saber para começar uma empresa do zero

Abrir o próprio negócio é um projeto que permeia a mente da maioria dos brasileiros. Muitos conseguem transformar essa ideia em realidade e começar uma empresa do zero com coragem e determinação. Entretanto, apesar da iniciativa inovadora e das boas intenções, a falta de planejamento acaba minando o negócio. Confira tudo o que você precisa saber antes de abrir uma empresa.

Não ter mais patrão é o sonho de muitos e, cada vez mais, novas empresas surgem no mercado para concretizar os anseios dos brasileiros por uma vida melhor, com mais oportunidades de crescimento e mais liberdade. Mas, para criar um novo negócio e mantê-lo saudável, é preciso deixar a ansiedade um pouco de lado e dedicar um tempo ao planejamento.

A falta de planejamento é a principal vilã das empresas que fecham as portas prematuramente. Por isso, antes de começar uma empresa do zero, é preciso tomar algumas precauções. Confira uma lista simples com as principais medidas que o futuro empresário deve levar em conta antes de montar o negócio.

A sua ideia é viável?

Antes de começar, considere se o seu projeto é viável, ou seja, faça uma pesquisa de mercado. Nessa etapa, deixe a emoção de lado e use a razão para verificar se aquilo que você pretende oferecer realmente atende as necessidades reais de seus futuros clientes. Outra dica importante é conhecer os serviços e os preços praticados pela concorrência, pois assim você consegue determinar qual vai ser o seu diferencial no mercado que pretende empreender. Quando mais informações você tiver nesta etapa, melhor.

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Determine o capital inicial para começar uma empresa do zero

Calcule o capital inicial da empresa levando em conta todos os recursos necessários para dar início às atividades, o que engloba aquisição de maquinas, matéria-prima, o aluguel do ponto comercial e até mesmo a decoração do ambiente quando for o caso.

Evite, a todo custo, complementar o capital inicial com recursos dos bancos. Ao começar uma empresa do zero, é preciso ter em mente que o negócio tende a demorar alguns meses para dar retorno. Iniciar esta caminhada com dividas e pagando juros altos pode ser a sentença do fracasso do negócio.

Outra precaução importante é deixar uma parte do capital inicial para as despesas dos primeiros meses. Defina esta quantia como capital de giro, controle os gastos e evite apertos.

Conheça quais são os custos do empreendimento

Grande parte dos empreendedores iniciantes não conseguem perceber, logo no começo, quais são os custos do negócio, ou seja, as despesas que terão no dia a dia com a atividade. A carga tributária deve ser levada em consideração nos cálculos de viabilidade. Da mesma forma, antes de contratar funcionários, é preciso saber quais serão as obrigações trabalhistas, tais como FGTS e INSS, por exemplo. Lembre-se de verificar se o seu negócio pode aderir ao SIMPLES e beneficie-se de taxas reduzidas.

Separe despesas pessoais das finanças da empresa

Apesar de ser um método bastante comentado, ainda há muitos empresários que caem na tentação de misturar as contas de casa com as da empresa. Tirar dinheiro do caixa da empresa para pagar contas pessoais ou fazer compras para a casa é um erro comum, da mesma forma que usar o cartão de credito pessoal para repor o estoque do empreendimento. Para evitar esta mistura desastrosa, defina um pró-labore para cada sócio de acordo com os lucros da empresa.

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Você está pronto para ser um líder?

Quando você decide abrir uma empresa do zero, deve se perguntar se está pronto para tomar decisões. Para isto, é preciso conhecer o seu negócio em todos os aspectos e ter a consciência de que a partir de agora é um líder, o maior responsável pelo sucesso ou pelo fracasso da sua empresa.

É importante realizar custos de capacitação na sua área de atuação, assim como participar de cursos e seminários de gestão e planejamento, marketing ou até mesmo de coaching empresarial. Assim, você ganha melhores condições de administrar seu negócio com profissionalismo e eficiência.

Mantenha o controle financeiro, de vendas e logístico da empresa organizados

Tenha em mente que o sucesso do seu empreendimento passa por uma gestão eficaz. Para isto, é preciso manter os controles de compras, vendas, operações financeiras, recursos humanos e contábeis sempre atualizados e devidamente organizados. Evite o constrangimento e o estresse de procurar por determinado relatório, comprovante ou contrato e não lembrar quando foi realizado ou não saber onde ele foi guardado.

Para otimizar a gestão da empresa, reduzindo custos operacionais e com funcionários, focando mais nas vendas e lucros, aposte no software de gestão empresarial. É possível escolher entre o programa completo ou optar por módulos que se adequem ao cotidiano da sua empresa. Assim, controlar a sua empresa nova em todos os setores se torna muito mais fácil e confiável, desde o início.

 

Pronto para começar uma empresa do zero? Tem alguma dúvida? Comente e compartilhe conosco como andam os planos para se tornar o líder da sua própria empresa.

Quem somos e o que é o SBgestor?


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Comment (1)

  • Jeremias

    Informação muito útil.

    21 de janeiro de 2016 at 00:52

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