Como saber se as vendas da empresa estão gerando lucro

Como saber se as vendas da empresa estão gerando lucro

Se você tem trabalhado duro para elevar a receita da sua empresa, mas não tem visto resultados, o problema pode estar no cálculo da margem de lucros ou, no descontrole da gestão. Entenda por que e saiba como descobrir se as vendas estão gerando lucro.

É sabido que para uma empresa sobreviver tranquilamente, principalmente durante os seus 3 primeiros anos de vida, é necessário equilibrar os custos de produção com os lucros obtidos nas vendas de produtos e serviços. Caso esse equilíbrio não seja alcançado, há o risco de o empreendedor “entrar no vermelho”.

Muitas vezes, a empresa não encontra motivos para uma possível crise, afinal, aparentemente tudo está caminhando bem, se considerar que os custos de produção, mão de obra e matéria prima encontram-se mais baixos do que o valor final das vendas. O problema é que esta análise, por si só, não é suficiente.

Será que a margem do lucro não está sendo suficiente? A resposta também pode estar no descontrole da gestão. Em muitos casos, empresas que não conseguem alcançar o lucro ideal sofrem com instabilidades em seus processos administrativos e não contam com um software de gestão empresarial.

Nisso, se incluem complicações no controle do fluxo de caixa, dificuldades na cobrança de clientes e no pagamento de fornecedores com juros altos por conta de atrasos.

Se você não sabe ao certo onde está o problema, descubra como analisar se as vendas da empresa estão gerando lucro.

Comece pelo cálculo da margem de lucro

Utilizando uma fórmula simples, é possível descobrir qual a margem de lucro da venda de seus produtos. Para isto, some o total de cada venda e diminua os custos de produção ou aquisição, além das despesas fixas e variáveis.

O resultado final informará a real situação do seu negócio. Caso as informações sejam negativas, é preciso aplicar estratégias intensas de gestão empresarial, mesmo que, para isto, seja necessário negociar valores com fornecedores ou até mesmo elevar o preço final do produto, sempre prezando pela competitividade do mercado.

Confira também este artigo: 5 técnicas para negociar melhor com seus fornecedores e saiba como calcular o MARKUP aqui: Formação do preço de venda: como calcular o Markup

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Preciso elevar minha margem de lucro. E agora?

Existem algumas estratégias que podem auxiliar a obtenção do lucro considerado ideal. Saiba como aplicá-las corretamente:

1. Negociação com fornecedores

Analise os preços propostos para o fornecimento da matéria prima ou, se você for comerciante, os custos da mercadoria. Caso as condições não satisfaçam as necessidades da empresa, não hesite em trocar de fornecedor. Entretanto, fique atento para que a troca de matéria-prima não interferirá na qualidade final do produto.

2. Preço justo, competitivo e lucrativo

É muito comum que as empresas reduzam seus preços em determinadas ocasiões, a fim de se destacar no mercado. Por outro lado, tal escolha pode significar um lucro abaixo do esperado. Opte por trabalhar com preços competitivos, mas que mantenham seu lucro na porcentagem desejada e que seja saudável para o negócio.

3. Análise dos números

Acompanhar, de perto, os números apresentados pelo fluxo de caixa e pela própria margem de lucro é essencial para a tomada de medidas emergenciais, caso necessário. Analisar a evolução dos indicadores financeiros pode salvar a empresa do “vermelho”.

4. Sistema de gestão otimizado e enxuto

Optar por um software de gestão empresarial significa menos custos com mão de obra dedicada a tarefas burocráticas e mais segurança em relação aos dados sobre a situação real do negócio. Hoje em dia, você pode optar por módulos de gestão que atendam as necessidades da sua empresa e contratar apenas o que melhor convém ao seu negócio.

E você? Já sabe identificar se as vendas da empresa estão gerando lucro ou não? Compartilhe suas experiências conosco!

 

Quem somos e o que é o SBgestor?


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