Como aumentar a produtividade da empresa
Produtividade: nunca ouvimos tanto falar desta expressão quanto atualmente. Principalmente quando o assunto é competir em um mercado cuja concorrência é cada vez mais acirrada.
Mas a produtividade não significa apenas a capacidade da empresa em produzir grandes quantidades de produtos para atender aos clientes. Significa, também, encontrar alternativas para ganhar eficiência, investir em inovação e manter a qualidade dos produtos.
Como está o seu fluxo de trabalho?
Antes de começar a medir ou aumentar a produtividade da empresa, é preciso definir o fluxo de trabalho.
Como medir a produtividade da empresa
Como descobrir se a produtividade da empresa está alta ou baixa? Através de alguns indicadores simples, é possível conferir se o ritmo de trabalho está sendo ideal. Veja quais são eles:
1. Planejado x Executado
Comparar o que havia sido planejado e o que foi efetivamente entregue é uma forma de medir a produtividade da empresa.
Claro que, por conta de diversos fatores, nem sempre é possível atingir os 100% do ideal programado. Mas se a empresa consegue atingir ao menos 75% do que foi planejado, significa que a produtividade ainda pode ser considerada alta.
2. Quantidade de horas dedicadas para cada atividade
Medir a quantidade de horas é uma das tarefas mais óbvias para descobrir a produtividade da equipe e da empresa.
Através deste indicador, é possível descobrir quanto tempo os colaboradores diferentes demoram para entregar uma mesma tarefa. Assim, pode ser mais fácil definir o quanto se pode diminuir a quantidade de horas sem perder a qualidade. Fazer esta pergunta aos colaboradores pode gerar respostas que indicam o caminho para melhorias.
3. Medir o retrabalho
O retrabalho pode ter diversas origens, mas o seu resultado final é sempre o comprometimento da produtividade. O tempo que as pessoas perdem refazendo atividades poderia ser usado para produzir mais.
A falta de treinamento adequado ou até mesmo a falta de especificações bem definidas do que deve ser feito por cada colaborador são causas comuns do retrabalho.
Se os colaboradores estão errando, é preciso descobrir o porquê. Só assim será possível ajustar processos, qualificar pessoas e investir em ferramentas que aumentam a produtividade.
Veja também: Como usar a liderança para vencer na crise.
Como aumentar a produtividade da empresa

1. Treine a sua equipe
2. Crie uma cultura de aprendizado com os erros do passado
3. Ajuste a comunicação interna
4. Automatize tarefas
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Comments (4)
Interessante.
Olá, Carlos!
Obrigado pela visita.
Abraços da Equipe SB.
Boas dicas!
Olá, Marcia
Agradecemos pela visita e comentário aqui no Blog.
Sucesso!
Abraços da Equipe SBsistemas
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