Formação do preço de venda: como calcular o Markup

Formação do preço de venda: como calcular pelo índice Markup

Formação do preço de venda: como calcular o Markup

Calcular o preço de vendas pelo índice Markup facilita a gestão comercial e ainda proporciona segurança nas negociações. Entenda como funciona.


É comum que alguns empreendedores ainda estipulem o preço de vendas aplicando um percentual genérico e costumeiro sobre todos os produtos e serviços.

Há, por exemplo, quem estipule que cobrar o “dobro do custo” é o suficiente, justamente por desconhecer todos os elementos que devem compor o preço de vendas. Mas nem sempre essa prática traz resultados positivos de forma a cobrir todas as despesas e ainda gerar lucros.

Você sabe se o preço de venda de seus produtos e serviços está correto? Será que o valor cobrado está realmente cobrindo seus custos e ainda gerando lucro?

Para descobrir isso, é preciso identificar o quanto o preço de venda está acima do seu custo de produção e distribuição, ou seja: o índice Markup.

O que é o Markup

o que é o Markup

O Markup é um índice aplicado sobre o custo de um produto ou serviço, para que seja possível formar o preço de venda sem erros ou perdas.

Trata-se de uma forma de precificação que leva em conta o custo do produto ou serviço, incluindo impostos e taxas, despesas administrativas, financeiras e o percentual de lucro desejado para cada item comercializado. Assim, é possível garantir que o preço do produto ou serviço vai cobrir todos os gastos e gerar lucro.

Isso permite que você consiga estabelecer limites até mesmo na hora de conceder descontos e sua equipe de vendas saberá até onde pode ir sem comprometer a lucratividade.

Markup: o preço de venda deve ser igual à soma de todas as despesas mais o lucro desejado. Custos + Despesas + Impostos + Lucro = Preço de Venda

Variáveis que você deve conhecer para calcular o Markup

Como calcular o Markup

Para utilizar o Markup no cálculo do seu preço de vendas (PV), é preciso conhecer algumas variáveis do seu produto:

  • CMV: Custo da mercadoria vendida
  • I: Impostos sobre a venda
  • C: Comissões
  • CF: Custo fixo
  • L: Lucro

CMV – Custo da Mercadoria Vendida

Para encontrar esta variável, basta fazer o seguinte cálculo:

CMV = Custo de aquisição (-) descontos obtidos (-) impostos recuperáveis (+) impostos não recuperáveis (+) fretes (+) seguros (+) outras despesas incidentes na aquisição

Se sua empresa trabalha com produção, considere o custo dos materiais e da mão de obra direta também. Se trata-se de uma prestadora de serviços, utilize o custo do serviço prestado (CSP), levando em conta o custo da mão de obra direta e os materiais necessários.

I – Impostos sobre a venda

Fique atento: Para o cálculo do CMV, considere o Regime Tributário da empresa: Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional, que influencia diretamente na incidência de débito e crédito de ICMS.

O percentual de impostos é encontrado através da soma de todos os impostos incidentes sobre as vendas como o ICMS, PIS, COFINS, IRPJ, CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) e Simples.

Isso não significa que sua empresa deverá pagar todos estes impostos!

Para saber, efetivamente, quais deles incidem sobre suas vendas, consulte o seu contador e identifique o regime de tributação que sua empresa está enquadrada (a nível municipal, estadual e federal) e descubra quais são as alíquotas que incidem sobre o seu faturamento.

C- Comissões

Esta variável refere-se ao percentual sobre vendas, que é pago aos seus vendedores.

CF – Custo Fixo

Estes são os custos que não tem relação direta com as vendas, ou seja, não variam. Como exemplo, podemos citar: aluguéis, energia elétrica, telefones, água, salários fixos, contabilidade da empresa, veículos, etc.

L – Lucro

O percentual de lucro desejado em cada venda.

Como calcular o índice Markup do seu produto

Como calcular o índice Markup do seu produto

A fórmula de cálculo do Markup é:

100/[100-(DV+DF+L)]

Onde:

  • 100 = Percentual total do seu Preço de Venda (ou seja, 100%)
  • DV = Despesas Variáveis
  • DF = Despesas Fixas
  • L = Lucro desejado

 

Exemplo de cálculo:

Imagine que o custo unitário do seu produto (CVM) é R$ 200 e que você tem os seguintes índices:

  • DV (despesas variáveis) =10%
  • DF (despesas fixas) =10%
  • L (lucro desejado) =20%

 

Cálculo do índice Markup:

Markup = 100/[100-(10+10+20)]

Markup = 100/(100-40)

Markup = 100/60

Markup = 1,666

Assim, para obter o Preço de Venda (PV) pelo Markup, basta multiplicar o valor que representa o custo direto unitário do produto pelo índice encontrado:

PV (Preço de Venda) = CVM (Custo Mercadoria Vendida) x índice Markup

PV = R$ 200 X 1,666

PV = R$ 333,20

 

Vantagens do Markup para sua empresa

Vantagens do Markup para sua empresa

Depois de descobrir o índice Markup de cada produto que sua empresa comercializa, torna-se muito mais fácil – e rápido – precificar todos os itens assim que eles estão prontos para ir à prateleira.

Outro ponto positivo é que seus funcionários não precisarão mais esperar que você especifique o valor de vendas dos produtos, pois basta aplicar o índice para descobrir o preço de vendas. Também fica mais claro definir os limites na concessão de descontos, para que você não tenha prejuízos.

Se você já utiliza um software de gestão na sua empresa, aproveite as facilidades para controle de preços, estoque e relatórios de gestão de vendas.

Agora que você já conhece o índice markup, esperamos que a precificação dos seus produtos e serviços se torne ainda mais ágil e competitiva. Se você ficou com dúvidas ou gostaria de compartilhar suas experiências com outros empreendedores, deixe seu comentário!

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