5 dicas para melhorar a gestão em tempos de crise

5 dicas para melhorar a gestão em tempos de crise

Gerir uma empresa não é uma tarefa simples e, em tempos de crise, o desafio parece maior. Para manter sua empresa sólida no mercado é preciso ter confiança no negócio e investir na qualificação dos processos de gestão. Descomplicar e agilizar são as palavras de ordem neste momento. Confira 5 dicas para melhorar a gestão em tempos de crise.

Este ano, em especial, tem dividido a opinião de muitos gestores: alguns acreditam que o cenário da economia é preocupante, enquanto outros se mostram confiantes no seu negócio e de que tudo tende a se ajustar com o tempo.

Diante dessas incertezas, buscar alternativas para se adequar à nova realidade é uma atitude comum a todos e garantir uma gestão eficiente da empresa é sempre o melhor caminho.

A seguir, selecionamos 5 dicas para melhorar a gestão em tempos de crise baseadas em estudos reais realizados por consultores especializados. Confira quais são:

5 dicas para driblar a crise econômica através de uma gestão eficiente

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Existem alguns pontos importantes para destacar uma gestão eficiente, incluindo ações que geram confiança e credibilidade da empresa mesmo em tempos de crise.

Mostrar-se capaz de superar as adversidades e as incertezas do mercado faz de qualquer gestor um verdadeiro líder para sua equipe. Assim, aqui estão as 5 melhores dicas para driblar a crise e sair na frente da concorrência:

1. Inovação

Se você acha que inovar não é para você, que parece algo muito complicado e caro, vale a pena conferir o artigo Inovar também é para você e sua empresa, em que acabamos com este mito de vez e lhe encorajamos a ‘pensar fora da caixa’.

Criar diferenciais competitivos é uma estratégia imprescindível para quem lida com a gestão de qualquer negócio e, nos momentos de crise, a inovação continua sendo um caminho natural de seleção dos melhores.

Por isso, estimule seus colaboradores a buscarem alternativas de executar processos, seja na linha de produção, seja em vendas. Estimule-os a enfrentar este cenário e reconheça as melhores opiniões. Assim, sua empresa vai se manter competitiva e se sobressair no mercado.

2. Planeje e siga as metas

Estabelecer um planejamento e definir metas é essencial para qualquer negócio, principalmente em tempos de crise econômica.

Por isso, crie um plano realista e siga as metas que parecem mais eficazes no momento, analisando o que não deu certo no passado e ajustando o caminho a seguir.

Use os indicadores de gestão do seu negócio para isto. Com um planejamento claro, é possível se precaver contra imprevistos e resolver problemas do cotidiano com mais eficiência.

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3. Analise e repense investimentos

Mesmo diante de um cenário adverso é possível investir recursos em iniciativas que trarão resultados no futuro. Para ter certeza na hora de definir os objetivos do investimento, é preciso assegurar a manutenção da estrutura do negócio e, depois disso, seguir o processo de expansão.

Um dos melhores caminhos neste sentido é a tecnologia. Investir em um sistema de gestão empresarial traz melhores resultados na tomada de decisões, já que estas serão baseadas em fatos concretos, que demonstram os indicadores do negócio com fidelidade e precisão.

4. Informações precisas = gestão eficiente

Uma coisa é certa: não há como tomar decisões acertadas sem contar com informações precisas e confiáveis sobre o seu negócio.

Analisando cada setor da empresa é possível verificar se o negócio é rentável, se há algo a melhorar, se há como economizar em determinados processos e como a empresa está reagindo as exigências do mercado. Em suma: você precisa conhecer os seus números.

Mais uma vez, aqui entra a questão do quanto um software empresarial é capaz de melhorar a gestão do seu negócio e fazer com que as suas decisões sejam tomadas de forma inteligente.

Para saber mais sobre o papel do sistema ERP na gestão financeira, confira este artigo.

5. Previna-se e enfrente o cenário econômico atual

Mesmo que na prática não seja preciso tomar decisões drásticas, muitas empresas agem imediatamente cortando investimentos, reduzindo a produção e cortando postos de trabalho. Acontece que tudo isto também tem um custo.

Portanto, antes de tomar qualquer atitude, vale a pena analisar com cuidado cada ação a ser implantada. Fique atento aos dados financeiros, verifique a posição do estoque, evite o excesso de horas extras e cuide bem da contabilidade, não misturando as contas pessoais com as da empresa.

 

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E você, com tem feito para lidar com as incertezas do mercado e continuar alavancando o sucesso do seu negócio?  Compartilhe suas ideias e dúvidas conosco nos comentários!

Quem somos e o que é o SBgestor?


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Nós somos a SBsistemas e há mais de 12 anos desenvolvemos soluções estáveis e focadas na realidade de nossos clientes. Dentre elas está o SBgestor, o software de gestão feito sob medida para atender as necessidades reais das micro e pequenas empresas.

SBGestor é uma ferramenta poderosa e simples de usar que vai facilitar a rotina da sua empresa gerando mais controle, competitividade e economia. E mais: fazemos questão de garantir custo acessível, agilidade na implementação do sistema e um suporte qualificado que vai conquistar você!


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Comments (4)

  • Mariana

    Gostaria de saber a data (ano) de publicação, achei interessante o site e queria citá-lo num trabalho.

    29 de maio de 2016 at 21:57
    • SBsistemas
      SBsistemas

      Olá, Mariana.
      A data de publicação é 12/05/2015.
      Agradecemos a menção e, se possível, gostaríamos de conhecer seu trabalho também.
      🙂
      Abraços!

      7 de junho de 2016 at 21:48
  • Suymara

    Ótimo

    9 de abril de 2016 at 22:18
    • SBsistemas
      SBsistemas

      Agradecemos, Suymara.

      27 de abril de 2016 at 17:24

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