3 passos para fazer o planejamento financeiro da empresa

Sem um planejamento financeiro é praticamente impossível analisar custos, reconhecer oportunidades valiosas e aplicar investimentos na hora certa para alavancar o seu negócio. Se você acha que planejar as finanças da empresa é uma tarefa complicada, descubra 3 passos simples para começar ainda hoje!

O que é planejamento financeiro

O planejamento financeiro é uma projeção ou relação de despesas e receitas atuais e futuras, que oferece uma visão ampla ao gestor a respeito da situação econômica da empresa. Com o planejamento financeiro em dia, é possível descobrir o quanto de dinheiro está disponível e realizar um bom direcionamento de recursos.

Vantagens do planejamento financeiro

Para crescer de forma saudável, qualquer empresa, não importa o porte, precisa ter um planejamento financeiro completo e baseado em situações reais. Porém, nem todos os empreendedores tem consciência desta importância e, por conta disso, muitos negócios deixam de existir logo nos primeiros anos de atividade.
Assim, selecionamos alguns passos essenciais para que você identifique o perfil da sua empresa, suas metas para o futuro e realize uma gestão financeira eficiente. Confira a seguir:

1. Conheça a situação da empresa analisando o fluxo de caixa

fluxo-de-caixa
Antes de começar a preparar o planejamento financeiro da empresa, é preciso conhecer a situação econômica do seu negócio. Neste ponto, a análise do balanço patrimonial e do fluxo de caixa é fundamental para verificar quais são os custos fixos e variáveis de operação, os pontos positivos que devem ser mantidos e os negativos que podem ser melhorados.
Dica: aproveite para conhecer a empresa em todos os aspectos, preparando ainda um planejamento estratégico de vendas, de atendimento a clientes e de produção. Depois disso, será possível mensurar se os resultados estão atingindo as metas que você estabeleceu.
Dica: se fazer o fechamento de caixa tem sido complicado, confira este artigo: Como fazer o fechamento de caixa corretamente.

2. Capte informações, opiniões e defina um estudo de viabilidade

Após ter conhecimento do fluxo de caixa da empresa, com todas as receitas e despesas em mente, é possível prever alguns contextos futuros e, assim, criar projeções baseadas neles. Então, chegou a hora de ouvir as opiniões dos colaboradores diretamente ligados a cada setor e descobrir o que pode ser melhorado com quem faz as coisas acontecerem diariamente.
Você pode prever alguns contextos para criar metas de atuação, facilitando assim o planejamento financeiro. Nesta etapa, é possível alinhar receitas e despesas, estabelecendo as médias mensais. Depois disso, é preciso definir:
  • As metas do negócio para os próximos meses e anos;
  • Um cronograma de ações para atingir estas metas;
  • Quais setores e colaboradores ficarão responsáveis por cada uma das ações.
Para verificar se a viabilidade do planejamento financeiro é adequada, você pode usar a ferramenta 5W2H, uma sigla em inglês bastante difundida entre administradores, que significa as 7 perguntas básicas que devem ser feitas nesta etapa:
  1. What: o quê;
  2. When: quando;
  3. Who: quem;
  4. Why: por quê;
  5. Where: onde;
  6. How: como;
  7. How much: quanto custa.

Assim, quando lançar qualquer despesa no planejamento financeiro, antes faça estas perguntas e evite erros ou inconformidades.

Dica: o método 5W2H também pode ser usado em todos os setores do seu negócio.

3. Tenha um bom sistema de gestão

software-gestao
Quando sua empresa conta com um sistema de gestão (ERP), fazer o planejamento financeiro se torna muito mais prático e fácil.
Através deste software é possível controlar de perto o fluxo de caixa, verificar em segundos o histórico de compras e vendas, a situação atual do estoque, emitir boletos bancários e analisar toda a performance do negócio através de relatórios e gráficos, que são gerados automaticamente e sem complicação.
Assim, fica fácil ter em mãos todas as informações sobre a empresa para projetar o planejamento financeiro, analisar se as metas estão sendo atingidas e onde estão as falhas que impedem a empresa de decolar no mercado, realinhando os rumos do negócio com praticidade e segurança.

[porto_block name=”baixar-ebook-guia-gestao-financeira”]

E você, tem feito o planejamento financeiro da sua empresa? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

[vc_row css_animation=”fadeIn”][vc_column][vc_empty_space][vc_custom_heading text=”Quem somos e o que é o SBgestor?” use_theme_fonts=”yes” css_animation=”bounceInDown”][vc_separator][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”5979″ img_size=”large” alignment=”center” label=””][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_empty_space height=”20px”][vc_column_text]

Nós somos a SBsistemas e há mais de 12 anos desenvolvemos soluções estáveis e focadas na realidade de nossos clientes. Dentre elas está o SBgestor, o software de gestão feito sob medida para atender as necessidades reais das micro e pequenas empresas.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

SBGestor é uma ferramenta poderosa e simples de usar que vai facilitar a rotina da sua empresa gerando mais controle, competitividade e economia. E mais: fazemos questão de garantir custo acessível, agilidade na implementação do sistema e um suporte qualificado que vai conquistar você!

[/vc_column_text][vc_btn title=”Saiba mais sobre o sistema de gestão SBgestor” color=”primary” size=”lg” align=”center” css_animation=”bounceIn” link=”url:https%3A%2F%2Fwww.sbsistemas.com.br%2Fconhecer-sbgestor%2F||target:%20_blank|”][vc_separator][/vc_column][/vc_row]