Inovar também é para você e para o seu negócio

Inovar também é para você e para o seu negócio

Há quem imagine que inovar não é pra qualquer um, que pode ser complicado e até mesmo muito difícil modificar os velhos processos de “como fazer tudo sempre igual” numa empresa. Se este é o seu caso, saiba que este pensamento pode prejudicar o crescimento do seu negócio. Neste artigo, vamos provar que sim, inovar também serve para você e para a sua empresa.

O que é inovar

A inovação é a capacidade de criar receitas novas, mesmo que usando velhos ingredientes, para fazer as mesmas coisas só que de um modo diferente, mais prático e que gera resultados de valor para outras pessoas. Além de idealizar tudo isto, é importante planejar e logo depois colocar a mão na massa para colher os bons frutos da inovação.

inovar-sempre

Diferentes modelos de inovação para o seu negócio

Para provar que inovar é para todos e que é possível criar coisas novas sem investir muito, selecionamos alguns modelos de táticas de inovação que, seguramente, servem para aplicar no seu negócio. Confira:

1. Inovação de processos

Nada mais é do que modificar os processos administrativos ou de produção. Este método não chega a modificar o produto final, mas ajuda em muito na agilidade, na competitividade no mercado e gera aumento de produtividade.

Exemplos:

  • Utilizar o software de gestão financeira ao invés de continuar controlando as receitas e despesas da empresa com planilhas simples ou pior: com calculadora, lápis e papel;
  • Controlar as horas extras dos funcionários pelo livro ponto ou usar o ponto eletrônico.

2. Inovação de produtos

Nesta tática de inovação são aplicadas modificações no produto final com a criação de novos atributos, ampliando a forma como os consumidores percebem o seu valor na resolução de problemas, ganho de conforto ou outras atribuições.

Exemplos:

  1. Motocicleta com partida a pedal, em comparação ao produto com partida elétrica acionada por botão;
  2. Máquina de lavar roupas com função de centrifugação, em comparação com o modelo popularmente conhecido no mercado como “tanquinho”;

3. Inovação no modelo de negócios

Este método não significa que, necessariamente serão aplicadas mudanças no produto ou nos processos de fabricação, pois aqui o foco da inovação é a forma como os bens e serviços chegam até o consumidor final. Significa ampliar a capacidade de atender a demanda do mercado de acordo com as expectativas de um mercado constantemente atualizado.

Exemplos:

  • Curso de inglês ministrado em escolas tradicionais com horário marcado, em comparação com os cursos online disponíveis para acesso e estudo 24 horas por dia;
  • Chamada de táxi por telefone fixo convencional, em comparação com a disponibilização do serviço a partir de aplicativos que podem ser acessados de qualquer smartphone ou tablet.

inovar

Vai inovar? Conheça os impactos para o seu negócio

Os impactos da inovação para você e para o seu negócio dependem do método escolhido. Mas, além disso, saiba quais são os reflexos que vem de inovar:

1. Inovação incremental

Quando inovar significou melhorar continuamente o produto final, fazendo com que o consumidor perceba os benefícios e os avanços de valor do produto, fazendo com que ele continue investindo na sua marca. Ou seja, é fazer diferente usando praticamente os mesmos ingredientes.

Exemplo: Evolução do Windows 7 para o Windows 8.

2. Inovação Radical

Aqui, representa uma mudança radical na forma como o produto é consumido pelo cliente e, na maioria das vezes, traz ao mercado um novo conceito, fazendo com que o modelo de negócios vigente até então mude drasticamente.

Exemplo: comprar CDs com até 14 músicas em lojas tradicionais, em comparação com comprar músicas online e gravar centenas delas em um único pendrive.

pendrive

Agora que você já percebeu que inovar não é coisa apenas pra quem está tentando uma vaga naquela viagem pra Marte, vale a pena começar a planejar e incluir a inovação no seu negócio. Como disse Charles Leadbeater, inovar é “quando pessoas comuns realizam coisas extraordinárias”.

Compartilhe conosco suas dúvidas, ideias e sugestões e vamos seguir juntos rumo ao sucesso do seu empreendimento!

 

Quem somos e o que é o SBgestor?


anuncio 2

Nós somos a SBsistemas e há mais de 12 anos desenvolvemos soluções estáveis e focadas na realidade de nossos clientes. Dentre elas está o SBgestor, o software de gestão feito sob medida para atender as necessidades reais das micro e pequenas empresas.

SBGestor é uma ferramenta poderosa e simples de usar que vai facilitar a rotina da sua empresa gerando mais controle, competitividade e economia. E mais: fazemos questão de garantir custo acessível, agilidade na implementação do sistema e um suporte qualificado que vai conquistar você!


Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *