NFCe: Vantagens da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica para seu Negócio

NFCe Nota Fiscal de Consumidor Eletronica
NFCe Nota Fiscal de Consumidor Eletronica

NFCe: Vantagens da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica para seu Negócio

Saiba tudo sobre a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFCe) e descubra de que maneira sua implantação melhora as atividades na sua empresa.


A NFCe está em pleno avanço de implantação pelo país, agregando valor ao processo de venda e desburocratizando a emissão do documento fiscal.

A adesão possui um calendário com prazos obrigatórios para os estados, mas também pode ser voluntária. Entenda um pouco mais sobre suas funcionalidades e programe-se.

O que é NFCe

Em substituição ao cupom fiscal e ao emissor de cupom fiscal, a NFCe é um documento fiscal que se utiliza de tecnologia para emissão eletrônica mediante a venda de um produto.

O processo de venda ainda é o mesmo: O operador de caixa efetua a leitura do código de barras e processa a emissão da NFCe. As mudanças estão especialmente no armazenamento das informações.

Uma vez que a emissão é eletrônica, o armazenamento dos dados não se dará apenas no documento impresso, dentro da impressora ou em documentos como a leitura X e redução Z, mas sim em bancos de dados eletrônicos e os dados são trocados em tempo real com a Secretaria da Fazenda (SEFAZ).

Este processo facilita o acesso à NFCe, pois amplia sua existência de apenas impressão física para arquivos eletrônicos. A partir daí, a NFCe poderá ser lida em e-mails e até em dispositivos móveis, como celulares e tablets.

Vantagens da NFCe sobre o ECF

vantagens NFCe

Como a NFCe é emitida via internet, o documento físico poderá ser impresso em qualquer tipo de impressora eliminando a exigência do uso da impressora térmica fiscal.

Desta forma, o custo do processo é reduzido, uma vez que a impressão do ECF tem um preço significativamente maior comparado ao uso das impressoras comuns. Também falando em custo, não há necessidade de imprimir o documento, afinal ele existe também virtualmente, o que fortalece a utilização de recursos de forma mais consciente.

A flexibilidade é outro grande fator de sucesso da NFCe, já que o lojista pode administrar melhor o número de operadores de caixa, aumentando-os ou reduzindo-os conforme demanda (utilizando-se do certificado A1).

Isso ocorre por não haver necessidade do controle e liberação presencial por parte dos fiscais. Com a eliminação do ECF também se extinguem as validações e conferências exigidas para o mesmo.

O ganho com a simplificação dos processos estende-se à produtividade. Redução Z, leitura X, lacres, revalidação e tantas outras particularidades do uso do ECF não são mais necessárias, o que se traduz em maior agilidade inclusive repassada ao cliente.

Benefícios da NFCe para o Lojista

Benefícios da NFCe para o Lojista

A satisfação do cliente não está baseada apenas no produto/serviço em si, mas sim em toda a experiência do cliente com a sua loja. Antes, durante e depois da compra.

A NFCe é um documento que valida a compra, é um momento para mostrar que sua empresa cumpre com as obrigações legais e oferece segurança ao cliente. Esta preocupação agrega valor ao processo de venda, que se reverte em um ganho de credibilidade.

Imagine aquela situação onde o cliente se sente insatisfeito por não conseguir trocar um produto justamente porque não tem mais a nota fiscal. Com a NFCe, este processo pode ganhar um final mais prático e amistoso.

Outro ponto é que a emissão via internet libera o lojista da limitação de espaço físico, abrindo portas para a venda móvel, muito importante para quem deseja ganhar maior abrangência e mais clientes.

A flexibilidade do uso da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica garante inúmeras possibilidades: melhor gestão de filas no caixa, oferecimento de uma experiência mais agradável e segura para seu cliente e ainda sim, com baixo custo operacional.

Benefícios da NFCe para o consumidor

Benefícios da NFCe para o consumidor

Considere o ganho de agilidade no atendimento, pois todo cliente gosta de poupar tempo. A NFCe se coloca como benefício mediante a redução de filas e pode evitar que o cliente desista da compra ao se deparar com o desconforto de esperar algum imprevisto com o ECF ser resolvido (a troca de bobinas de papel é um deles).

Por sua vez, a segurança e praticidade num processo de compra tem grande peso. A possibilidade de conferência da validade da compra, a simples consulta em tempo real e em qualquer tempo são fortes bases para experiências positivas do cliente com sua loja no futuro.

A implantação da NFCe contribui para a modernização do atendimento, possui vantagens ecológicas, econômicas, de gestão, de mercado e estratégicas.

E você, já aderiu a NFCe? Conte para a gente como tem sido os seus resultados. Se ainda tem dúvidas ou precisa de uma solução simples, ágil e de custo acessível, confira as vantagens do SBGestor para seu negócio.

 

Quem somos e o que é o SBgestor?


anuncio 2

Nós somos a SBsistemas e há mais de 12 anos desenvolvemos soluções estáveis e focadas na realidade de nossos clientes. Dentre elas está o SBgestor, o software de gestão feito sob medida para atender as necessidades reais das micro e pequenas empresas.

SBGestor é uma ferramenta poderosa e simples de usar que vai facilitar a rotina da sua empresa gerando mais controle, competitividade e economia. E mais: fazemos questão de garantir custo acessível, agilidade na implementação do sistema e um suporte qualificado que vai conquistar você!


Compartilhe esse post