5 técnicas para negociar melhor com seus fornecedores

5 técnicas para negociar melhor com seus fornecedores

5 técnicas para negociar melhor com seus fornecedores

Você lembra da última vez que renegociou preços com seus fornecedores? Essa é uma das maneiras mais simples de diminuir despesas para que sua empresa tenha mais lucro. Se você quer começar a pechinchar, foque na preparação e no uso de táticas especiais para obter a melhor negociação. Conheça 5 técnicas que vão alavancar seu poder de barganha:

1. Não aceite a primeira oferta

como em qualquer negociação comercial, lidar com fornecedores segue as mesmas regras. A primeira delas é nunca aceitar a primeira oferta da outra parte. Em vez disso, faça uma contraoferta ou peça que o fornecedor lhe apresente uma oferta com preço menor. Justifique isso lembrando a ele fatos como:

  • A quantidade de negócios que sua empresa poderá fechar
  • A possibilidade de uma parceria de longo prazo
  • Itens ou recursos que você não pretende usar

2. Amplie seus contatos com outros fornecedores

Amplie seus contatos com outros fornecedores

Para descobrir e conseguir preços mais competitivos, converse ao menos com três ou quatro fornecedores diferentes diga a eles que, no momento, está procurando por cotações.

Deixe claro a eles que você escolherá a oferta mais competitiva, mas não abra mão da qualidade. Afinal, de nada adiantaria promover uma guerra de preços e, no final das contas, sua empresa sair perdendo. Tenha em mente que há limites razoáveis em termos de ofertas e evite as muito tentadoras.

Caso o fornecedor não queira mexer no preço dos produtos, é possível negociar outros fatores que ajudem a diminuir seus custos. Por exemplo:

  • Descontos para compras em maiores quantidades;
  • Redução na parcela inicial de um financiamento;
  • Prazos mais longos para pagamento de faturas;
  • Envio ágil e rápido sem custo adicional;
  • Melhora na garantia dos produtos.

3. Deixe claro que você poderá gerar bons negócios no futuro

Faça propaganda de si mesmo. Assim como qualquer empreendedor, fornecedores querem vender o máximo possível e apreciam clientes que podem ajudá-los a atingir suas metas.

Ao negociar, deixe claro que você pode gerar novas oportunidades de negócios a médio e longo prazo. Se você já tem um histórico de compras com os fornecedores com os quais está negociando, informe a eles quantos negócios poderão fechar no futuro considerando essas compras.

Veja também: 8 dicas para ter um controle de estoque eficiente

4. Descubra vantagens ao optar por um único fornecedor

Quando a empresa encomenda muitos produtos, os fornecedores vendem mais e conseguem oferecer mais vantagens. Alguns benefícios são os descontos maiores, que repercutem no seu fluxo de caixa e na sua lucratividade.

Se sua empresa trabalha com vários fornecedores, descubra se transferir seus negócios para um só parceiro trará estas e outras vantagens.

5. Seja o cliente que todo fornecedor quer ter

Seja o cliente que todo fornecedor quer ter

Não importa se a empresa traz muitos negócios para um determinado fornecedor se esta for um “cliente problema”. Quando isto acontece, fica difícil conseguir descontos e outras vantagens porque é muito trabalhoso fechar negócios com este tipo de empresa.

Como empreendedor, você sabe: há clientes que mudam de ideia a todo momento na hora do pedido, outros que pedem descontos altos e, quando conseguem, querem mais… enfim, são diversas as situações em que o fornecedor pode acabar desistindo de fazer negócio.

Da mesma forma que existem clientes difíceis, existem aquelas empresas que todos querem ter por perto, que se tem prazer em atender e manter parcerias de longa data. E estas são disputadas com mais afinco por todos.

Para manter um bom relacionamento com seus fornecedores, é importante lembrar que, da mesma forma que eles precisam da sua empresa como cliente, você também precisa deles. Por isso, procure sempre pagar suas contas em dia, manter uma comunicação cordial e aberta, tratando a relação como uma parceria onde ambos tem o que precisam.

Negociar com fornecedores pode ser simples se você estiver preparado. Siga as táticas acima e aumente suas chances de se sair bem.

E você, tem alguma tática especial para negociar com seus fornecedores? Deixe seu comentário!

Quem somos e o que é o SBgestor?


anuncio 2

Nós somos a SBsistemas e há mais de 12 anos desenvolvemos soluções estáveis e focadas na realidade de nossos clientes. Dentre elas está o SBgestor, o software de gestão feito sob medida para atender as necessidades reais das micro e pequenas empresas.

SBGestor é uma ferramenta poderosa e simples de usar que vai facilitar a rotina da sua empresa gerando mais controle, competitividade e economia. E mais: fazemos questão de garantir custo acessível, agilidade na implementação do sistema e um suporte qualificado que vai conquistar você!


Compartilhe esse post