4 dicas infalíveis para reter clientes

5 dicas infalíveis para reter clientes

4 dicas infalíveis para reter clientes

Reter clientes: você já percebeu as vantagens de ter boas estratégias de retenção ou fidelização? Ou precisa de uma ajuda rápida para saber por onde começar? Seja qual for sua resposta, vale a pena conferir estas 4 dicas infalíveis que vão fazer sua empresa vender mais mesmo enquanto todo mundo fala em crise.


O norte-americado Philip Kotler, um dos mais renomados nomes do marketing, autor de diversas obras do setor e consultor de empresas como Motorola e IBM, já dizia:

Conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais caro do que manter um atual

As empresas geralmente realizam enormes esforços para captar novos clientes e isso inclui investir milhões em estrutura e propaganda para chamar a atenção. Mas, praticamente esquecem de fazer valer todo esse esforço inicial. Vale muito mais a pena construir um relacionamento de longo prazo do que realizar uma venda e parar por aí.

Reter clientes: 4 dicas infalíveis para vender sempre

Reter clientes: 5 dicas infalíveis para vender sempre

É mais vantajoso criar a cultura do bom atendimento e da inovação para reter clientes do que gastar “toda a munição” em técnicas que proporcionam aumento de receita no curto prazo e nada mais. Então, confira se você já testou ou está seguindo estas 4 dicas para reter clientes:

1. Tudo começa pelo bom atendimento

Você já ouviu falar em “cliente misterioso”? Há empresas especializadas em captar pessoas que visitam estabelecimentos para checar como anda o atendimento. Isto é comum em redes de postos de gasolina, redes de farmácias, grandes varejistas e outros segmentos. Há vários sites onde qualquer pessoa pode se candidatar para ser um cliente oculto, o qual recebe uma remuneração para visitar estabelecimentos e, em seguida, enviar relatórios (pela internet mesmo) a respeito do que encontrou por lá.

Acontece que muitas vezes o gestor não está presente para saber como seu cliente está sendo tratado pelos seus funcionários. E quem nunca passou pela experiência de não ter um bom atendimento? Por isso, se você leva a sério a importância de reter clientes e tem uma equipe de atendimento ou vendas, faça questão de treiná-las. Cliente mal atendido não costuma voltar.

 2. Não desapareça

Faça questão de manter sua marca presente na vida dos seus clientes. Envie mensagens ou e-mails, poste nas redes sociais, comunique-se pelo WhatsApp, enfim… use sua estratégia de comunicação e mantenha-se por perto.

Entretanto, cuidado com excessos. Lembre-se de quantas vezes você deixou de seguir alguém, descurtiu uma página do Facebook, bloqueou um número do WhatsApp ou deixou de atender aquela ligação de pessoas que passavam o tempo inteiro tentando lhe “empurrar” alguma coisa. Não é assim que o marketing atual funciona.

Hoje em dia, estamos falando do “marketing 2.0” (e 3.0) para reter clientes e estes conceitos também foram criados por Philip Kotler cuja citação você viu no começo do artigo. Mas o que significam estes termos?

  • Marketing 2.0: quando as empresas se empenham em conhecer melhor seus clientes para criar e vender produtos ou serviços que atendam suas necessidades reais;
  • Marketing 3.0: quando as empresas atingem um estágio ainda mais avançado, oferecendo produto + serviço + valor para seus clientes, ou seja, estão interessadas em vender sim, mas também em tornar o mundo um lugar melhor.

Se você quiser mais dicas sobre o assunto, leia este artigo também.

3. Cuide da reputação da sua empresa

Seja na loja física ou no site e rede social, nunca descuide da boa reputação da sua empresa. Lembre-se de que o consumidor considera muito as referências ao fazer escolhas. Assim, se alguém falar bem- ou falar mal – do seu negócio, os potenciais clientes tendem a acatar essas sugestões.

Assim, aqui está mais uma vantagem de construir um relacionamento para reter clientes. Se a sua marca oferece vantagens reais para os consumidores, se resolve problemas, se tem um atendimento diferenciado, seus clientes serão os primeiros a falar bem sobre você.

4. Se tiver algum problema, resolva na hora

Imprevistos acontecem, é verdade, até nas melhores empresas. Por isso, não deixe o cliente sem uma resposta, sem uma solução. Se tiver algum problema, resolva rápido. Isso mostra que sua empresa está realmente interessada em oferecer o melhor e reter clientes como o patrimônio valioso que são.

Você já teve problemas com operadoras de telefonia? E com bancos? Evite cair no mesmo erro de algumas empresas que investem pesado em marketing e propaganda, mas na hora do “vamos ver”, deixam os clientes à deriva por um longo período ou dificultam demais a resolução de problemas. O seu setor de marketing e vendas deve ser bom. Mas os outros setores da empresa tem de funcionar tão bem quanto!

Gostaria de saber mais?

reter-clientes

Quer saber mais sobre como fidelizar e reter clientes? Sugerimos que aprofunde seus conhecimentos lendo estes artigos também:

E então, sua empresa já utiliza as técnicas que você viu neste artigo? Gostaria de incrementar o assunto falando sobre suas experiências? Deixe um comentário!

RECEBA NOSSO CONTEÚDO VIP!
Faça parte de um grupo seleto com mais de 8.000 GESTORES ATENTOS que querem levar suas empresas ao topo!
Nós odiamos Spam. Seu endereço de e-mail está seguro conosco e não será compartilhado com mais ninguém.

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Receba mais dicas como estas no seu e-mail!

Faça parte de um grupo seleto de empreendedores bem informados.

Assine nossa newsletter gratuitamente e tenha acesso a um conteúdo exclusivo, pensado para gestores inteligentes como você!

Não se preocupe: não enviamos Spam e seus dados estão seguros conosco.