10 maneiras de encantar o cliente e vender mais

10 maneiras de encantar o cliente e vender mais

10 maneiras de encantar o cliente e vender mais

Em tempos em que cada vez mais ouvimos clientes reclamando do atendimento nos setores de comércio e serviços, quem aposta no bom treinamento da equipe acaba se destacando da concorrência. Se você quer vender mais, melhor e sempre, confira como encantar o cliente de 10 maneiras diferentes.

Para conquistar o mercado, não é apenas a qualidade do produto ou serviço que vai fazer a diferença: a “atitude” de quem trata diretamente com o cliente é o que mais vai ficar na sua memória.

Isto significa que, para fidelizar o cliente, não basta que o atendimento seja satisfatório: precisa ser diferente da grande maioria, precisa ser encantador, mágico!

Imagine agora com quantas empresas você faz negócios por semana. Nisso, inclua seus fornecedores de matéria-prima ou produtos para revenda, seus fornecedores de alimentos, a escola dos seus filhos e até aquele loja onde você foi comprar um tênis novo ou um celular, quem sabe…

De todos estes fornecedores que lhe atenderam na última semana, de qual deles você traz na mente uma lembrança positiva, agradável? Se houver um, certamente foi aquele que lhe recebeu como uma pessoa que buscava uma solução para um problema ou necessidade, que lhe ofereceu várias opções, não teve pressa e nem mau-humor em sanar todas as suas dúvidas.

Se você não comprou dele, vai comprar. Se já comprou, vai comprar de novo. Por que? Porque você não foi tratado como apenas um número ou uma nota de dinheiro que pode ou não entrar para o caixa.

10 maneiras de encantar o cliente e vender mais

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Há pessoas que nascem com este dom de humanizar o atendimento e transformar clientes em amigos e, estes amigos, em clientes fiéis.

Outras pessoas conseguem chegar a níveis de excelência no atendimento quando recebem um bom treinamento. Então, para começar, vamos descobrir quais são as principais maneiras de encantar o cliente e fidelizá-lo:

1. Entenda o valor do cliente

Faça com o que o consumidor perceba que ele é importante. Dê aos seus funcionários autonomia para “mimar” o cliente quando for preciso.

Por exemplo: se a sua empresa distribui água mineral e estiver passando pela rua de um cliente fiel que ainda não fez encomenda nesta semana, passe na casa dele e ofereça o produto. Se ele precisa da água, mas esqueceu de ligar pra você e não tiver o dinheiro naquela hora, entregue mesmo assim.

Outro exemplo: se um cliente pede para fazer a cópia de uma chave mas percebe que esqueceu a carteira em casa depois que o serviço já foi feito, entregue a chave e ele.

Estes exemplos comuns servem para mostrar ao cliente que ele vale mais do que estes pequenos valores. Assim, não “engesse” sua equipe de atendimento. As melhores empresas já dão autonomia aos funcionários para encantar o cliente.

2. Analise o que deu certo e o que deu errado

Tenha o hábito de estudar por que alguma atitude deu errado no atendimento aos clientes para evitar que isso se repita. Da mesma forma, analise o que deu certo e multiplique os cenários em que o cliente tem a iniciativa de elogiar o atendimento que recebeu de você ou da sua equipe.

3. Saiba o que atrai seus clientes

Descubra por que as pessoas vem procurar sua loja e não a do concorrente. Onde estão os seus diferenciais, o que você tem que os outros não tem. Ofereça soluções únicas, que o diferenciem da concorrência.

4. Ajude os vendedores e faça-os ajudar os outros

Estimule seus vendedores a ajudar outras pessoas do grupo. A técnica também é conhecida como mentoring e funciona da seguinte forma: antes do vendedor começar a atender clientes, ele passa por uma espécie de treinamento onde conhece e atua em outras áreas da empresa.

Um exemplo disso acontece em algumas redes de fast food, onde os vendedores passam pela linha de montagem de lanches para aprender tudo sobre o funcionamento interno da empresa com os funcionários mais antigos, antes de oferecer os produtos aos clientes.

5. Incremente as vendas oferecendo algo a mais

Se o cliente compra tintas em sua loja, não pode ir embora sem que o vendedor ofereça os pincéis. Se comprou um sapato social, pergunte se precisa de meias.

Se comprou um lanche, pergunte se gostaria de levar fritas para acompanhar. É assim que funciona nas empresas preocupadas em encantar o cliente e vender mais com equipes de atendimento treinadas.

6. Deu errado? Resolva rápido

Se o cliente tiver uma experiência ruim no seu estabelecimento, resolva rápido essa questão. Se ele comprou uma máquina de fazer café que, por algum motivo, não funcionou, ofereça uma solução imediatamente e recupere a confiança do cliente.

Se for defeito de fabricação, troque o produto. Se for falta de experiência em utilizá-la, ensine-o como funciona. É importante que o cliente saiba que pode contar com você mesmo se algo der errado.

7. Pegue ideias novas

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Crie oportunidades para que as pessoas interajam com o seu negócio, indicando novas ideias para inovar e melhorar o estabelecimento como um todo, tornando-o um lugar agradável tanto para os clientes quanto para colaboradores e parceiros. Aceite sugestões e estude as ideias que eles lhe passarem.

8. Administre o tempo e gerencie as filas

Você sabe, as pessoas detestam esperar.Se um cliente agendou um serviço, ele quer ser o dono daquele espaço de tempo. Portanto, se por algum motivo você for se atrasar, avise-o. Se houver fila no seu estabelecimento, faça a gestão dela adequadamente.

Um exemplo: se você tem uma fila de espera em seu restaurante, peça aos funcionários que atendam as pessoas anotando seus pedidos para serem mais rapidamente servidos assim que se acomodarem nas mesas. Se for um self-service, ofereça pequenas doses de bebidas enquanto aguardam.

Enfim, veja o que melhor se adapta ao seu negócio e como você gostaria de ser tratado se estivesse no lugar do cliente.

9. Surpreenda!

Dê ao seu cliente algo que ele não estava esperando. Se tem uma academia, dê a ele uma pequena toalha ou um squeeze personalizado.

Se você vende peças online, junto com o seu produto, envie um mimo, uma pequena carta ou cartão de agradecimento. Quando for o aniversário dele, mostre que você lembrou disso e ofereça algum desconto especial. Seja incomum e fique na memória do seu cliente.

Use o software de gestão empresarial SBGestor para manter um cadastro de clientes que lhe permita criar ações de marketing e vendas personalizadas – e que sempre dão certo.

10. Esteja nas redes sociais

Se algum cliente fizer uma reclamação online, você precisa ser rápido na resposta e o mesmo é válido quando receber um elogio. Use as mídias sociais para se transformar em uma “fonte de informação” confiável, produzindo conteúdo sobre a sua área de atuação.

E você, o que tem feito para encantar seu clientes? O que achou destas 10 dicas? Compartilhe conosco deixando seus comentários!

 

Quem somos e o que é o SBgestor?


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Nós somos a SBsistemas e há mais de 12 anos desenvolvemos soluções estáveis e focadas na realidade de nossos clientes. Dentre elas está o SBgestor, o software de gestão feito sob medida para atender as necessidades reais das micro e pequenas empresas.

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Comments (4)

  • Marcos Prado

    Boa tarde, muito bom parabéns gostei muito, é um jeito legal de um bom atendimento para os meus futuros clientes.

    29 de maio de 2018 at 19:00
    • SBsistemas
      SBsistemas

      Oi, Marcos
      Bom ver você por aqui!
      Ficamos felizes que tenha gostado das dicas e desejamos sucesso!
      Abraços da Equipe SB

      1 de junho de 2018 at 17:00
  • eliana

    conteúdo rico em conhecimento,de maneira satisfatória e esclarecedora muito agradável…ótimo

    10 de abril de 2018 at 19:31
    • SBsistemas
      SBsistemas

      Oi, Eliana
      Obrigado pela visita e comentário.
      Ficamos felizes que tenha gostado! 🙂
      Abraços da Equipe SB.

      28 de maio de 2018 at 17:31

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