Como usar a liderança para vencer na crise

Diz o ditado que as “crises não formam líderes”. Pelo contrário: é nos períodos difíceis que os líderes se sobressaem e mostram suas competências (até mesmo aquelas que eles nem sabiam que tinham). Você se vê assim, liderando a sua equipe para vencer na crise? Se ainda não tem certeza disso, faça o teste. Confira as características do líder e como usá-las para ultrapassar as turbulências do mercado sem perder o rumo.

Essa tal de crise…

A maioria das pessoas pensa na crise como um período difícil, muito difícil mesmo… ou simplesmente terrível. A primeira coisa que lhes vem à mente é: escassez, falta de dinheiro.  “Como vou vender, se ninguém tem dinheiro pra comprar”?

Não é difícil pensar assim, pois até ontem, tínhamos um cenário aparentemente um tanto mais colorido e favorável da economia: crédito fácil, consumo em alta e melhora na qualidade de vida de muitas pessoas.

Mas, apesar de tocarmos nesse ponto, a crise não se resume tão somente ao aspecto financeiro. A atenção dos gestores não deve ficar presa apenas em diminuir preço, recalcular a margem de lucro, diminuir o número de funcionários ou, popularmente falando, “vender o almoço pra comprar a janta”. É nesse ponto que a liderança exerce um forte papel para um negócio vencer na crise.

Procura-se um líder

Em períodos de incertezas, é comum que as pessoas busquem uma razão, um culpado ou alguma forma de transmitir pra longe aquele sentimento de frustração, de que as coisas não estão funcionando como deveriam. Isso não é diferente dentro de uma empresa.

O diferente acontece quando se tem um líder. Enquanto o chefe fica trancado na sala pensando só em números, o líder assume um papel que tem tudo a ver com sua qualidade mais incrível: assumir responsabilidades. Assim, ele assume a frente, motiva a equipe e se responsabiliza pelos resultados.

Pela humanidade que demonstra junto aos colaboradores, um líder conquista a confiança deles, tranquiliza seus pensamentos nas dificuldades e estimula todos a trabalharem juntos para vencer desafios.

liderar-em-tempos-de-crise

Como usar a liderança para vencer na crise

É possível vencer na crise e continuar crescendo? Sim! Se a empresa estiver preparada, com uma gestão moderna e enxuta, é óbvio que sim. Se tiver um líder disposto a encarar os desafios até as coisas voltarem ao normal nos noticiários, mais ainda.

Antes de pensar que estamos atravessando um período um tanto obscuro, é fundamental encarar um fato importante: este é um momento interessante, em que passamos por algo como uma “seleção natural”. É daqui, deste momento em diante, que as empresas que vencerem a crise vão se estabelecer definitivamente no mercado. E graças aos seus líderes.

Mas, como exercer a liderança para vencer na crise? Agindo de maneira diferente do que a maioria dos seus concorrentes está agindo. Por exemplo:

  1. Um líder não foge do problema: ele o encara de frente, procura entendê-lo e logo enxerga formas de transformá-lo em oportunidade;
  2. Um líder inspira e motiva os funcionários: faz com que permaneçam engajados e mantém o bom ânimo da equipe para que todos colaborem com o seu melhor. Líderes são bons “professores” e criam um ambiente de positividade contagiante;
  3. Toma atitudes difíceis com segurança: decisões acertadas, baseadas em fatos concretos e sem pestanejar fazem parte da sua rotina;
  4. Aproveita os talentos da equipe: um líder reconhece as habilidades únicas de cada colaborador e sabe como aproveitá-las em situações específicas;
  5. Um líder é sempre um bom comunicador: dar feedback, notificar a equipe sobre o desempenho do período e alertar para que os valores da empresa sejam seguidos faz parte da rotina. Assim, todos sabem se estão conseguindo vencer cada etapa do trabalho;
  6. Está atento e aberto às mudanças para se manter à frente: um grande líder nunca fica preso ao passado ou às velhas formas de fazer as coisas. Está sempre atento ao que acontece no mundo e no mercado, investe em soluções que ofereçam melhorias contínuas dos seus processos gerenciais e nunca fica atrás dos concorrentes.

Tome a frente e lidere seu negócio!

Uma boa liderança em tempos de crise é imprescindível para que as empresas superem as adversidades e sigam crescendo. Ficar esperando a tempestade passar, aguardar o melhor momento para mudar algum processo dispendioso ou que não funciona bem, não são as melhores atitudes para quem quer realmente vencer na crise. Então, convidamos você a assumir suas capacidades de liderança e levar seu negócio rumo ao sucesso com crise ou sem crise.

.

E você, está preparado para exercer sua liderança e fazer seu negócio e sua equipe vencerem na crise? Comente!

 

[vc_row css_animation=”fadeIn”][vc_column][vc_empty_space][vc_custom_heading text=”Quem somos e o que é o SBgestor?” use_theme_fonts=”yes” css_animation=”bounceInDown”][vc_separator][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”5979″ img_size=”large” alignment=”center” label=””][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_empty_space height=”20px”][vc_column_text]

Nós somos a SBsistemas e há mais de 12 anos desenvolvemos soluções estáveis e focadas na realidade de nossos clientes. Dentre elas está o SBgestor, o software de gestão feito sob medida para atender as necessidades reais das micro e pequenas empresas.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

SBGestor é uma ferramenta poderosa e simples de usar que vai facilitar a rotina da sua empresa gerando mais controle, competitividade e economia. E mais: fazemos questão de garantir custo acessível, agilidade na implementação do sistema e um suporte qualificado que vai conquistar você!

[/vc_column_text][vc_btn title=”Saiba mais sobre o sistema de gestão SBgestor” color=”primary” size=”lg” align=”center” css_animation=”bounceIn” link=”url:https%3A%2F%2Fwww.sbsistemas.com.br%2Fconhecer-sbgestor%2F||target:%20_blank|”][vc_separator][/vc_column][/vc_row]