5 passos para fazer o cliente comprar novamente

5 passos para fazer o cliente comprar novamente

Como manter as vendas aquecidas e fazer o cliente comprar novamente? Ter clientes que sempre voltam é fundamental para qualquer negócio, por isso reunimos algumas dicas que vão ajudar você a começar sua estratégia de fidelização com o pé direito.

Estudos comprovam que os futuros clientes de uma empresa provavelmente só vão prestar atenção no seu produto ou serviço quando estiverem precisando dele e prontos para comprar – ou para trocar de fornecedor.

Conquistar novos clientes depende de um “momento certo” e por isso é preciso estar sempre visível, tentando atraí-los o tempo todo, investindo em propaganda e mídias digitais até que eles estejam prontos para escolher sua empresa. Por isso, é sempre mais barato manter os clientes que já conhecem sua empresa e já fizeram negócio com você.

Clientes fiéis são sua melhor propaganda

Quando um cliente volta, é porque gostou da experiência que teve com sua empresa. Assim, existem grandes chances de que ele espalhe essa noticia e recomende seus produtos e serviços a outras pessoas. O cliente satisfeito é sua melhor propaganda e traz novos consumidores de graça até você.

Estudos revelam que cada pessoa é capaz de influenciar de 30 a 300 outras pessoas. Isso significa que um cliente fiel pode “aumentar sua força de vendas” sem que você precise gastar mais pra isso. Imagine quanto tempo seria preciso para que seu representante de vendas atraísse 300 novos clientes?

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5 passos para fazer o cliente comprar novamente

Agora que você visualizou a importância de um cliente satisfeito para o seu negócio, confira 5 dias para faze-lo voltar sempre:

1. Mantenha um atendimento consistente

Oferecer bons produtos e serviços é fundamental, mas não é o bastante. A qualidade do atendimento também deve ser sempre a mesma, ou seja, o cliente volta porque é bem tratado todas as vezes em que vai lhe procurar.

2. Contrate os melhores

Os seus colaboradores são a imagem da sua empresa e o comportamento deles em relação aos clientes faz muita diferença nas vendas, já que eles podem cativar o consumidor e fazer com que ele volte mais vezes.

Contratar os melhores significa colocar as “pessoas certas no lugar certo”, desde a recepção da empresa até o setor de cobrança. Qualquer colaborador que vá ter contato direto com o cliente precisa entender a importância de trata-lo bem. Os mais positivos, amigáveis e que se importam em oferecer um bom trabalho são os que farão a diferença no atendimento e fidelização do cliente.

3. Mantenha a simplicidade

Você já percebeu que o cliente fiel é aquele que você conhece? Isso acontece porque você ou sua equipe cultivaram um relacionamento de maneira pessoal. Todo mundo gosta de entrar em uma loja e perceber que, a pessoa que o atendeu antes, lembra do seu nome e do seu produto favorito. Isso vale muito quando o que mais se deseja é fazer o cliente comprar novamente.

Em tempos em que a impessoalidade, a pressa e a falta de interesse ainda dificulta o atendimento na maioria das lojas, ser simples e garantir um relacionamento pessoal com os clientes é uma enorme vantagem em relação aos concorrentes.

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4. Conheça bem os seus clientes

Se você não sabe o que seus clientes valorizam e o que eles querem, fica difícil manter a fidelidade deles. Uma forma de se manter bem informado é usar um software para organizar todo o seu relacionamento com seus consumidores.

Mesmo em uma empresa de pequeno porte, que funcione na sua própria casa, você pode aproveitar as facilidades que um programa para micro e pequenas empresas pode lhe oferecer para fazer o cliente comprar novamente.

Se você ainda não utiliza um sistema de gestão na sua empresa ou, se já utiliza um mas quer conhecer outras opções, experimente o SBGestor. Uma solução completa, simples de usar e de custo acessível para começar a usar hoje mesmo.

5. Mantenha o contato com seus clientes

Manter contato incentiva o cliente a voltar. Para isto, use uma rede social ou um blog que dê dicas importantes e informações relevantes para seus consumidores. Com consentimento do cliente, você também pode enviar mensagens de SMS sempre que tiver novidades para manter a comunicação em dia.

Leia também: 5 dicas para atrair mais clientes usando as redes sociais

Outra dica importante, muito utilizada para fazer o cliente comprar novamente é oferecer um desconto para a próxima compra. Brindes promocionais periódicos também funcionam e são boas opções tanto para fidelizar, quanto para fazer com que novos clientes venham conhecer seus produtos e serviços. Esteja com tudo preparado para mantê-los quando eles chegarem.

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Pronto para fazer o cliente comprar novamente na sua loja? Comente o que achou das dicas e como pretende começar sua estratégia de fidelização!

 

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