Como cobrar clientes inadimplentes sem gerar transtornos

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Como cobrar clientes inadimplentes sem gerar transtornos

Cobrar clientes inadimplentes é uma tarefa difícil, muitas vezes até constrangedora, mas toda empresa precisa saber como lidar com este desafio da melhor forma. Veja alguns pontos cruciais da cobrança eficiente e que merecem a sua atenção.


Não há como fugir. Mais cedo ou mais tarde toda empresa passa por isso e os gestores vão precisar conhecer os melhores métodos para cobrar os clientes inadimplentes.

É certo que quase ninguém fica devendo porque quer. Existem inúmeros fatores na vida que podem fazer com que as pessoas percam o controle das contas pessoais. Um problema inesperado de saúde, por exemplo, a perda do emprego e até a falta de controle dos gastos podem levar a uma verdadeira bola de neve das dívidas.

Acontece que as empresas que tem “dinheiro na rua” também tem compromissos a cumprir com fornecedores, folha de pagamento, aluguéis, impostos… e, quando o caixa fica apertado, o círculo vicioso da inadimplência afeta muito o desempenho do negócio e pode colocar anos de trabalho duro em risco.

Como cobrar clientes inadimplentes?

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Diante de tudo isso, como se deve fazer uma cobrança eficiente do cliente inadimplente sem causar desgastes ou transtornos ainda maiores na relação comercial com ele? O que fazer para descobrir com facilidade quem são os melhores pagadores e aqueles que precisam ser lembrados, seguidamente, da obrigação adquirida com sua empresa?

Selecionamos algumas técnicas eficazes de cobrar dívidas sem causar mais constrangimentos e, principalmente, evitando reclamações nos órgãos de defesa do consumidor. Descubra a seguir:

1. Seja cordial e não tenha medo de cobrar

Sabemos que alguns cuidados são importantes na hora de cobrar clientes inadimplentes, pois é preciso seguir as regras do Código de Defesa do Consumidor – e não constrangê-los é uma delas.

Mas isso não significa que você deve ter medo de cobrar dívidas. Afinal, o comerciante também tem seus direitos resguardados na lei.

Portanto, não tenha medo de cobrar clientes inadimplentes. Afinal de contas, o atraso da entrada de dinheiro em caixa previsto nas vendas prejudica o negócio e impede o seu crescimento saudável.

Para fazer uma cobrança eficiente, seja atencioso, discreto e cordial ao falar com o cliente a respeito do vencimento do prazo das faturas. Explique, amigavelmente, que sua empresa precisa de caixa pra cumprir compromissos.

2. Oriente os responsáveis pela cobrança e evite resultados desastrosos

Orientar sua equipe de cobrança é fundamental para evitar excessos e ameaças, proibidas pelo Código do Consumidor. Os colaboradores que lidam com atendimento e cobrança devem saber como fazer uma abordagem gentil frente ao devedor.

Usar as redes sociais, para fazer cobranças ou enviar lembretes é a pior atitude, já que o resultado pode ser desastroso. Sabe-se que alguns cobradores desavisados acabaram tendo de pagar indenizações aos devedores pelo constrangimento causado nas redes sociais.

Um comportamento amigável por parte da equipe de cobrança pode até ajudar naqueles casos onde as dívidas estão vencidas há muto tempo e você achava que não conseguiria mais recuperar o dinheiro.

3. Ofereça opções de parcelamento

Se, após os contatos com o cliente, este ainda não der uma resposta positiva quanto à possibilidade de pagamento da dívida, ofereça opções de negociação e parcelamento.

Essa atitude ao menos vai possibilitar que uma parte do dinheiro entre no caixa o quanto antes e vai ajudar o cliente a se manter seguro e interessado em negociar para quitar os débitos.

Leitura relacionada: Como otimizar o fluxo de vendas da sua empresa

4.Mantenha um cadastro atualizado dos clientes

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Tenha um cadastro de todos os compradores da sua empresa sempre atualizado. Isso ajuda a ter problemas futuros com a inadimplência.

No cadastro de clientes é possível conhecer quais são aqueles que sempre são pontuais nos pagamentos, assim como aqueles que costumam ter dificuldades para cumprir os prazos que foram acordados durante a compra.

Os clientes que estão no ‘cadastro positivo’ da sua empresa, poderão ser alvo de promoções especiais no futuro, garantindo que se sintam privilegiados por isso e continuem fiéis ao seu negócio.

E você, como tem conseguido driblar a inadimplência e manter os clientes fiéis ao seu negócio? Tem alguma dica essencial para enriquecer este tema? Deixe um comentário!

 

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