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O processo seletivo da SBsistemas se baseia em entender o perfil do candidato e onde ele melhor se encaixa na empresa, levando em conta o atingimento de resultados e a satisfação do próprio funcionário. Criamos este artigo pra que você possa entender melhor o que buscamos em um candidato e quais os critérios que avaliamos durante a seleção. Confira:

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O perfil comportamental

Perfil comportamental é o “padrão de comportamento” de uma pessoa de acordo com os estímulos que ela recebe. É o conjunto de características marcantes de um indivíduo, o que inclui suas atitudes e o seu jeito próprio de ser.

O perfil de cada um é formado por um conjunto de fatores, como: a educação dada pela família, a convivência com amigos, o meio no qual está inserido, fatores genéticos, dentre outros. Não existe nenhum perfil melhor do que o outro. As pessoas de diferentes perfis, quando em conjunto, respondem melhor a diferentes tipos de situação. 

Assim,  o processo seletivo na SBsistemas é voltado a entender como cada perfil se comporta em determinadas situações. Também leva em conta as atividades disponíveis na empresa nas quais este perfil se adaptaria melhor. 

O alinhamento de expectativas

A seleção consiste em várias etapas: recebimento do currículo, análise do currículo, entrevista inicial, entrevista com responsável pela área de atuação, avaliação psicológica, avaliação prática, dentre outros. Para cada área de atuação, o processo pode variar, de acordo com as tarefas que ela exige.

Na primeira entrevista, avaliamos as expectativas do candidato: o que ele está buscando e quais são seus objetivos para o futuro. Desta forma, conseguimos entender se o que a empresa e o que o candidato estão buscando vai na mesma direção. Se os caminhos forem opostos, no entanto, não faz sentido a contratação acontecer. 

Habilidades comportamentais

Além do alinhamento de objetivos, também avaliamos as soft skills do candidato, ou seja, suas competências comportamentais, como reage diante de algumas situações, quais as suas habilidades para lidar com desafios, pressão, cobrança, dentre outros. 

Em seguida, identificamos em qual time esse profissional se encaixa, pois os times têm perfis diferentes. Esse perfil é baseado no perfil do líder, das pessoas que compõem esse time, da demanda do produto. Um candidato pode ter perfil para atuar em mais de um time. Mas também pode ter um perfil bem legal e não se encaixar com a empresa de forma geral. Neste caso, optamos pela não contratação. 

As vagas certas para cada perfil

O próximo passo é verificarmos se temos vagas em aberto nas quais o perfil do candidato se encaixa. Se houver vagas, passamos para as próximas etapas de seleção. Se não houver vagas no momento, trabalhamos com Banco de Talentos, onde as informações levantadas sobre o candidato ficam registradas para um posterior contato. 

Nosso processo de seleção é composto de várias etapas e envolve vários profissionais na avaliação. Tudo isso para que a contratação seja baseada em verificar o que realmente pode dar certo. Embora muito seja observado apenas na prática, como a adaptação ao time e ao trabalho. 

Soft Skills x Hard Skills

A SBsistemas está sempre em busca de talentos. Esses talentos são identificados à partir das soft skills dos candidatos.

Soft skills são as competências ou habilidades comportamentais. Elas são subjetivas, por isso costumam ser mais difíceis de aprender e de avaliar do que as hard skills. As soft skills estão ligadas à sua forma de se relacionar e interagir com as pessoas.

Essas competências são mais difíceis de serem desenvolvidas dentro de um organização. Por isso, as empresas buscam pessoas que se destacam por essas habilidades comportamentais.

Já as hard skills são competências ou habilidades técnicas. Elas tem tudo a ver com o que você aprende na sala de aula, lendo livros, fazendo cursos e até mesmo no trabalho. Essas competências são possíveis de serem treinadas no ambiente de trabalho. Até mesmo porque, de um trabalho para outro, mesmo que na mesma área, você vai precisar ser treinado e entender como o local de trabalho funciona.

As hard skills também são avaliadas durante os processos seletivos e comparadas com as dos outros candidatos, mas não são o principal fator para a contratação na SBsistemas.

As principais soft skills que a SBsistemas busca nos candidatos são: empatia, foco no cliente, ética, senso de time, comprometimento, proatividade, inteligência emocional, comunicação eficaz, resiliência, trabalhar sob pressão, capacidade de resolver problemas, flexibilidade, pensamento crítico, inovação. 

Formação x talento

Aqui na SB, contratamos profissionais graduados em diversas áreas. Mas também contratamos pessoas sem formação de nível superior em determinada área e que, no entanto, se mostram excelentes profissionais nos setores onde atuam. 

Por se tratar de uma empresa de softwares, muitos acreditam que só contratamos profissionais da área de TI. Outros acreditam que por trabalharmos com software de gestão empresarial, buscamos somente profissionais ligados a áreas administrativas.  

No entanto, temos uma equipe talentosa e experiente em áreas diversas. Isso inclui estudantes de engenharia mecânica e civil que trabalham no relacionamento e no atendimento ao cliente, um mestre em engenharia elétrica que trabalha como desenvolvedor, uma pós-graduada em Direito que atua como consultora comercial. 

Por tudo isso, ressaltamos que o mais importante pra nós são as habilidades do profissional, independente da sua área de formação. A maneira como o profissional utiliza o conhecimento adquirido na prática, é o que mais conta no nosso processo seletivo. 

Fique por dentro: há pouco tempo, nossa equipe passou a trabalhar em formato de Squads, o modelo organizacional utilizado nas empresas mais inovadoras do mundo. Saiba como é trabalhar em Squads e quais são os benefícios.

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