3 dicas valiosas para recrutamento e seleção de novos funcionários

O processo de recrutamento e seleção é um dos maiores desafios dos empreendedores, independentemente do tamanho do negócio. A contratação de pessoas deve ser feita de maneira estratégica quando a empresa deseja expandir e se solidificar. Veja dicas importantes para contratar novos funcionários.


Por: Rafaela Sozo, Gestora de Talentos na SBsistemas. Psicóloga organizacional especialista em dinâmica das relações.

Todo o processo de recrutamento e seleção para contratação de novos funcionários é trabalhoso, exige tempo e esforços do empresário. Por isso, este processo deve ser assertivo ao máximo, para que não precise ser repetido na eventual saída do colaborador logo após ser admitido.

Às vezes, o profissional preenche todos os requisitos e vai muito bem na entrevista. Mas, quando começa a trabalhar, demonstra algumas fraquezas e nota-se que, na verdade, não está apto para o cargo.

Sabemos que toda empresa perde muito quando um funcionário é desligado. Afinal, é extremamente custoso  contratá-lo e treiná-lo durante meses.

Nesse sentido, reter o funcionário contratado também é importante, a fim de que o investimento em seleção e recrutamento não tenha sido em vão.

Para acertar em suas escolhas, selecionamos 3 dicas valiosas de recrutamento e seleção que irão ajudar você no momento da contratação. Acompanhe:

1. Defina o perfil correto da vaga

recrutamento e seleção - Defina o perfil correto da vaga

Antes mesmo de abrir a vaga é preciso ter uma descrição detalhada do cargo, ou seja, definir o perfil da vaga. Alguns exemplos desta lista são:

  • Faixa etária;
  • Escolaridade;
  • Horário de trabalho;
  • Sexo (quando necessário);
  • Conhecimentos específicos na área de atuação;
  • Comportamento esperado.

Também é muito importante conhecer a cultura da empresa, os objetivos, missão e valores, para ter claro que o novo funcionário esteja alinhado com a empresa como um todo. Isso vai além do preenchimento da vaga específica, afinal o contratado fará parte do time todo.

Hoje é importante ter competências técnicas, mas é muito mais valioso você ter competências comportamentais que sejam as mesmas que a empresa busca. Que tenham o mesmo fit cultural da empresa. Desempenho técnico é possível treinar e atitudes comportamentais são características próprias da pessoa.

Contratar pessoas com a cultura igual a da empresa não é só contratar pessoas muito parecidas. É preciso ter diversidade, pois isso faz a empresa crescer muito. Essa diversidade compreende fatores como: idade, racial, cultura, gênero…

2. Defina o processo de recrutamento e seleção

Defina o processo de recrutamento e seleção

Nesta fase, será preciso pensar no processo seletivo e suas etapas, o que inclui:

  • Recrutamento interno e externo;
  • Avaliação do banco de currículos;
  • Divulgação da vaga;
  • Entrevista com candidatos;
  • Dinâmicas de grupo e avaliação psicológica.

Enfim, existem muitas possibilidades nesta fase. Por isso, é preciso ver o que melhor se adapta para conhecer o perfil que se está buscando.

3. Envolva os membros da equipe no processo

envolver membros da equipe no processo

Trabalhar em equipe é outro passo importante, ou seja, devem estar envolvidos na escolha do novo colaborador as pessoas que vão trabalhar diretamente com ele, como, por exemplo: o gestor da empresa, o gerente do setor e o encarregado da função.

É importante que todos auxiliem na escolha do perfil junto com o responsável pelo recrutamento e seleção, afinal várias cabeças pensam melhor do que uma.

Por fim, lembre-se: na hora de contratar, o empresário deve ser rigoroso para acertar no perfil ideal do funcionário para sua organização e ter a certeza de que o mesmo atenderá as expectativas do cargo.

Contudo, não deve cair no erro de querer que o candidato não venha a demandar nenhum tipo de ajuste. Afinal, a perfeição não existe.

Rafaela Sozo   

 

 


 

[vc_row css_animation=”fadeIn”][vc_column][vc_empty_space][vc_custom_heading text=”Quem somos e o que é o SBgestor?” use_theme_fonts=”yes” css_animation=”bounceInDown”][vc_separator][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”5979″ img_size=”large” alignment=”center” label=””][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_empty_space height=”20px”][vc_column_text]

Nós somos a SBsistemas e há mais de 12 anos desenvolvemos soluções estáveis e focadas na realidade de nossos clientes. Dentre elas está o SBgestor, o software de gestão feito sob medida para atender as necessidades reais das micro e pequenas empresas.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

SBGestor é uma ferramenta poderosa e simples de usar que vai facilitar a rotina da sua empresa gerando mais controle, competitividade e economia. E mais: fazemos questão de garantir custo acessível, agilidade na implementação do sistema e um suporte qualificado que vai conquistar você!

[/vc_column_text][vc_btn title=”Saiba mais sobre o sistema de gestão SBgestor” color=”primary” size=”lg” align=”center” css_animation=”bounceIn” link=”url:https%3A%2F%2Fwww.sbsistemas.com.br%2Fconhecer-sbgestor%2F||target:%20_blank|”][vc_separator][/vc_column][/vc_row]