Quer abrir sua empresa? Confira as oportunidades para 2015

A meta de muitos brasileiros para 2015 é abrir o próprio negócio e seguir carreira no mundo do empreendedorismo, construindo algo em que acreditam e que promete mudar sua vida e a vida de outras pessoas.

Mas, seguir este caminho envolve a disposição para correr riscos, muito planejamento, trabalho e determinação, capacitação para empreender e paciência para esperar a época certa da colheita dos melhores frutos do seu negócio.

Conhecer o mercado onde irá atuar é um requisito importante, mas estar atento as oportunidades deste mercado também, já que você pode aproveitar a demanda existente para criar soluções que resolvam problemas atuais.

Por isso, selecionamos as melhores oportunidades para 2015, pra que você tire sua ideia do papel, abra sua empresa e invista em negócios promissores.

Se esta vai ser a sua primeira viagem em direção ao empreendedorismo, também aconselhamos conferir as dicas do artigo O que você precisa saber para abrir uma empresa do zero.

Mercador promissores e suas oportunidades para 2015

Quando ainda temos dúvidas sobre qual mercado investir para abrir uma empresa, a inspiração pode vir das tendências mais promissoras.

Segundo pesquisas dos órgãos de classe, os mercados que prometem gerar mais oportunidades para 2015 são: tecnologia, moda e cosméticos,  alimentos e bebidas, cosméticos e soluções ambientais (econegócios). Confira detalhes sobre cada um deles:

1. Tecnologia

Com uma ampla gama de segmentações possíveis, o mercado de tecnologia permite que os empreendedores explorem diversos tipos de negócios diferentes. Nisso, podemos destacar um grande número de vertentes disponíveis para criar novos negócios, dentre elas:

  • Comércio eletrônico: criação de lojas virtuais, hospedagem de sites, negócios de compra e venda realizados nas redes sociais;
  • Plataformas e meios de pagamento: criação e ampliação das ofertas de serviços em meios de pagamento online cada vez mais seguros e com maior número de opções;
  • Ferramentas e aplicativos: auxiliam na criação de funcionalidades que facilitam o acesso e o controle de dados;

Além destes, ainda existem outras indústrias promissoras, como: desenvolvimento de games, marketing digital, produção e venda de jogos, automação comercial, dentre outros.

2. Educação

O mercado de trabalho continua bastante concorrido e não é de hoje que ouvimos que a capacitação e a qualificação profissional fazem diferença na carreira. Portanto, as alternativas em educação que ofereçam facilidades e flexibilidade de acesso tendem a ganhar cada vez mais espaço no mercado e estão entre as melhores oportunidades para 2015.

A educação à distância através de cursos online vem se mostrando uma possibilidade extra de alcançar a especialização tão importante para alavancar a carreira. Hoje é possível fazer os mais variados cursos técnicos e até graduação ou MBA sem sair de casa.

3. Moda e cosméticos

Seguindo as tendências dos últimos anos, o setor de moda e cosméticos continua a pleno vapor. Mais pessoas estão se interessando pelo tema e tem conseguido juntar um grande número de informações em sites e blogs especializados no assunto.

Por isso, a tendência é que em 2015 o setor continue gerando grandes oportunidades, já que existe um público ávido por novidades e por seguir as últimas tendências, tanto em termos de roupas, calçados e bijuterias, quanto em termos de cortes e cores de cabelo. Ainda há outras vertentes para este segmento, como:

  • Customização de roupas e calçados;
  • Confecção de roupas para nichos específicos (moda para evangélicos, moda plus size, moda para gestantes, etc);
  • Biojóias feitas a partir de matérias-primas encontradas na natureza como sementes e pedras, extraídas através de métodos sustentáveis.

alimentos-tendencias-negocios-2015

4. Alimentos e bebidas

As mudanças no comportamento alimentar tem gerado diversas novas ideias e oportunidades diferenciadas neste mercado. As pessoas se preocupam mais com a qualidade dos alimentos que consomem e, além disso, querem experimentar coisas novas.

Podemos destacar algumas ideias que dão certo e tem tudo para continuar representando grandes oportunidades para 2015:

  • Sucos e sorvetes à base de frutas brasileiras, com sabores diferenciados e feitos sob uma produção natural, caseira, livres de aditivos químicos;
  • Cervejas artesanais que tornam o happy hour e o bate papo com os amigos ainda mais agradável;
  • Food Trucks, que se tornaram moda ao oferecer comida pronta, fresca e de alta qualidade nas ruas;
  • Lojas de produtos orgânicos fazem sucesso com o público que quer manter a saúde através da alimentação saudável;
  • Restaurantes veganos e vegetarianos costumam contar com um público fiel;
  • Padarias 24 horas, comuns no estado de São Paulo, cujo conceito de conveniência vem ganhando adeptos em outros estados;
  • Culinária gourmet!, famosa por utilizar ingredientes de altíssima qualidade, como é o caso dos brigadeiros que utilizam chocolate belga em sua composição.

 5. Soluções ambientais – econegócios

Tem se discutido bastante as questões que envolvem o meio ambiente e a sustentabilidade nos métodos de produção e descarte, para que exista um convívio harmonioso com o ecossistema.

Empresas que apresentam soluções ambientais e desenvolvem produtos através de tecnologias sustentáveis vem ganhando o mercado. Dentre os nichos mais significativos deste mercado, destacam-se:

  • Geração de energia limpa e renovável como solar e eólica;
  • Arquitetura e engenharia de casas e edifícios sustentáveis;
  • Limpeza verde, típico das empresas que atendem aos novos edifícios sustentáveis;
  • Consultorias para sustentabilidade nas empresas;
  • Projetos de reciclagem de materiais descartados;

Se você quer conhecer outras ideias, dicas e sugestões sobre empreendedorismo, aproveite para conhecer nossos materiais educativos e de apoio, recheados de informações valiosas para quem vai empreender ou pra quem já possui uma pequena empresa e quer melhorar a gestão do negócio. Tudo preparado com muito esmero e dedicação pela equipe SBsistemas.

Preparado para tirar sua ideia do papel e abrir sua empresa? Se você gostou destas ideias com novas maneiras de investir e aproveitar as melhores oportunidades para 2015, não deixe de compartilhar suas opiniões e dúvidas conosco. Comente!

[vc_row css_animation=”fadeIn”][vc_column][vc_empty_space][vc_custom_heading text=”Quem somos e o que é o SBgestor?” use_theme_fonts=”yes” css_animation=”bounceInDown”][vc_separator][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”5979″ img_size=”large” alignment=”center” label=””][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_empty_space height=”20px”][vc_column_text]

Nós somos a SBsistemas e há mais de 12 anos desenvolvemos soluções estáveis e focadas na realidade de nossos clientes. Dentre elas está o SBgestor, o software de gestão feito sob medida para atender as necessidades reais das micro e pequenas empresas.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

SBGestor é uma ferramenta poderosa e simples de usar que vai facilitar a rotina da sua empresa gerando mais controle, competitividade e economia. E mais: fazemos questão de garantir custo acessível, agilidade na implementação do sistema e um suporte qualificado que vai conquistar você!

[/vc_column_text][vc_btn title=”Saiba mais sobre o sistema de gestão SBgestor” color=”primary” size=”lg” align=”center” css_animation=”bounceIn” link=”url:https%3A%2F%2Fwww.sbsistemas.com.br%2Fconhecer-sbgestor%2F||target:%20_blank|”][vc_separator][/vc_column][/vc_row]