8 dicas poderosas para faturar mais no final de ano

Quando o mercado está recessivo, vale a pena aproveitar o momento para se destacar da concorrência. Mas, onde estão os pontos fracos deles e como faturar mais no final de ano apesar da crise? É o que você vai descobrir agora.

8 dicas poderosas para faturar mais no final de ano

A própria palavra ‘crise’ assusta e é capaz de amedrontar até mesmo as empresas mais experientes do mercado. Entretanto, este pode ser um ‘momento chave’ para separar os mais preparados e audaciosos frente aos demais.

Quando o mercado está em crise, a primeira coisa que se nota é uma retração nos investimentos, principalmente nos setores comercial e de marketing. Com isso, ocorre uma sensível diminuição da concorrência, o que gera mais espaço para as outras empresas crescerem ganhando visibilidade junto ao consumidor.

faturar-mais-fim-de-ano

Apesar deste cenário de baixas expectativas, o final de ano ainda é o melhor momento para alavancar as vendas no comércio. E, enquanto a maioria das empresas segura investimentos, sobrará mais terreno para quem resistir e seguir na disputa por clientes.

Você quer estar à frente? Confira 8 dicas poderosas para faturar mais no final de ano mesmo com a crise:

1) Bom atendimento é sempre o Nº 1

No passado, o bom atendimento era um diferencial de algumas empresas. Hoje é uma exigência de todo consumidor e um pré requisito para quem deseja se manter no mercado.

Como fazer: treine sua equipe de atendimento e vendas, para que estejam preparados para focar nas necessidades do cliente, sem tentar empurrar algo de que não precisam no momento.

Mostrar sempre bom humor, um belo sorriso e cumprimentar o cliente na chegada à loja faz toda a diferença. O atendimento cordial e educado é o mínimo que o cliente espera para deixar dinheiro na sua loja.

2) Ofereça diferentes formas de pagamento

Se neste período de crise o consumidor espera gastar menos, ofereça flexibilidade através de diferentes formas de pagamento para facilitar a compra.

Por exemplo: um bom desconto à vista, em dinheiro, é sempre bem visto. Parcelar mais vezes no cartão também ajuda, mesmo que o custo financeiro seja maior. Afinal, isso evita inadimplência e também que o cliente saia da loja sem levar nada.

caprichar-layout-da-loja

3) Capriche no layout

Organize a fachada e não se limite apenas às decorações tradicionais de natal e ano novo. Inovando você vai surpreender, chamar a atenção e trazer mais consumidores para a sua loja.

Também não descuide da organização interna, organizando balcões e araras de forma a melhorar o fluxo de clientes. Quanto mais ele se sentir confortável, mais tempo ficará dentro do seu estabelecimento, o que aumenta a probabilidade de compra.

4) Mantenha sua equipe motivada

Com o aumento de clientes circulando dentro da sua loja, maior será a carga de trabalho da sua equipe. Como consequência, o estresse e as cobranças também irão aumentar.

Por isso, motivar a equipe é muito importante para evitar que o bom atendimento seja comprometido e o rendimento das vendas caia. Afinal, um vendedor cansado e estressado pode fazer com que sua loja perca dezenas de clientes em poucas horas.

Leia também: 5 dicas para melhorar a gestão em tempos de crise.

5) Realize Ações Promocionais

Ações promocionais como sorteios e concursos ajudam a promover sua loja e ainda proporcionam uma grande oportunidade de captar novos contatos para envio de sms, e-mail e mensagens via Whatsapp futuramente, mantendo sua marca sempre presente na mente do cliente.

Para realizar estas ações, mantenha os cadastros bem organizados, de forma que seu acesso seja simples e seguro, tanto para realizar promoções, quanto para o controle de vendas.

Se você ainda não utiliza um software, conheça os diferenciais da nossa ferramenta SBgestor.

6) Aposte no marketing

E como ‘quem não é visto não é lembrado‘, invista em publicidade, seja por meios tradicionais (panfletos e flyers) ou através da internet.

Quanto ao marketing digital, vale a pena apostar em ter um belo site e firmar presença nas redes sociais. Investir em anúncios online no Facebook Ads e/ou Google Adwords ajuda a alcançar um público ainda maior.

marketing

7) Liquidações não devem ser pra sempre

Se você fizer liquidações seguidamente, correrá o risco de acostumar o cliente mal ou desvalorizar sua loja. Entretanto, se até a metade do mês de Dezembro, você perceber que as vendas estão muito abaixo do esperado, poderá liquidar produtos de pouco giro para faturar mais e melhorar o fluxo de caixa.

8) Busque parcerias estratégicas

Fazer um trabalho de networking vai ajudar sua empresa a encontrar excelentes parcerias para os negócios. Isso irá favorecer o crescimento e o fortalecimento de todos os envolvidos, já que as parcerias entre empresas que tem produtos complementares entre si, ajuda a atrair mais clientes.

As dicas que você acabou de conhecer são simples, não demandam investimentos expressivos e tem trazido resultados importantes para as empresas mesmo em época de crise. Isso mostra que, muitas vezes, atitudes simples podem fazer toda a diferença.

.

O que você achou destas 8 dicas para faturar mais no final de ano mesmo com a crise? Tem alguma dica especial que já começou a colocar em prática? Deixe seu comentário!

 

[vc_row css_animation=”fadeIn”][vc_column][vc_empty_space][vc_custom_heading text=”Quem somos e o que é o SBgestor?” use_theme_fonts=”yes” css_animation=”bounceInDown”][vc_separator][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”5979″ img_size=”large” alignment=”center” label=””][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_empty_space height=”20px”][vc_column_text]

Nós somos a SBsistemas e há mais de 12 anos desenvolvemos soluções estáveis e focadas na realidade de nossos clientes. Dentre elas está o SBgestor, o software de gestão feito sob medida para atender as necessidades reais das micro e pequenas empresas.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

SBGestor é uma ferramenta poderosa e simples de usar que vai facilitar a rotina da sua empresa gerando mais controle, competitividade e economia. E mais: fazemos questão de garantir custo acessível, agilidade na implementação do sistema e um suporte qualificado que vai conquistar você!

[/vc_column_text][vc_btn title=”Saiba mais sobre o sistema de gestão SBgestor” color=”primary” size=”lg” align=”center” css_animation=”bounceIn” link=”url:https%3A%2F%2Fwww.sbsistemas.com.br%2Fconhecer-sbgestor%2F||target:%20_blank|”][vc_separator][/vc_column][/vc_row]